Especialista orienta agentes de viagens sobre empréstimo

Especialista orienta agentes de viagens sobre empréstimo

Durante a oitava live transmitida pelo Núcleo Grow UP, realizada na noite de terça-feira (9), o convidado Fábio Marchezin, sócio da Manhattan Investimentos, destacou os três pilares de ações que fazem toda a diferença e que devem ser consideradas antes de recorrer às negociações. São elas: analisar o endividamento da agência de viagens, dispor de um planejamento consistente e apresentar todas as informações bem organizadas.

Em momentos de crise, o empresário que detém o máximo de informações sobre o seu negócio, poderá criar um cronograma mais preciso de medidas para enfrentar o cenário instável e, caso seja necessário recorrer a empréstimos financeiros com condições mais atrativas.

“A agência de viagens que tem bom planejamento faz a diferença no mercado e ainda consegue taxas de juros mais atrativas junto às instituições financeiras. No entanto, para que tudo isso aconteça, os processos devem ser bem definidos, as informações de fácil entendimento e apresentadas de forma organizada e com o máximo de transparência”, ressalta Fábio Marchezin.  

Prática comum em momentos de crise, a redução da taxa de juro é uma forma de bancos e financeiras atraírem clientes, mas para não se complicar ainda mais com a entrada de uma quantia que deverá ser paga, é preciso que haja uma análise completa da situação da agência, com o objetivo de identificar se há realmente necessidade de criar uma nova dívida. Segundo o especialista, empréstimos podem ajudar, mas podem se tornar grandes vilões caso o empresário não tenha clareza se terá condições para quitar o novo passivo. 

“Sempre digo para amigos e clientes que não façam empréstimos sem antes elaborarem um planejamento sólido para o uso da respectiva quanta e, principalmente, nos meios para o pagamento das parcelas. Em relação às agências de viagens, é preciso que reflitam para saber se vale a pena entrar em uma dívida para quitar outras. Neste sentido, definir o plano de negócios, considerando como a empresa performava antes da crise e ter o controle dos custos fixos e variáveis, das receitas e despesas, é indispensável”, destaca Marchezin.

O especialista diz, ainda, que o planejamento evita empréstimo sem necessidade e dívidas desnecessárias. “Estar ao lado do cliente no atual momento joga uma luz sobre o cenário futuro, pois o empresário poderá ter noção se no pós-crise ele terá esses mesmos clientes para sustentar a receita”, conclui.

Diante da instabilidade econômica atual, o agente de viagens precisa avaliar bem a estratégia definida e o desenvolvimento das ações ao final de cada etapa. Para Rafael Santos, sócio do Núcleo Grow UP, “o empréstimo financeiro é uma alternativa paliativa para dar fôlego ao caixa da agência, mas como destacou bem o nosso convidado, é preciso ter cuidado para que o firmamento desse acordo não se transforme em um novo problema”. Entre as ações a serem tomadas para o enfrentamento de uma possível nova crise, o especialista destaca novamente a importância do planejamento (saber aonde quer chegar), da organização (processos e informações claras) e da comunicação (relação próxima e transparente com os clientes) como ferramentas essenciais. 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *