MRV lança primeiro Centro de Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil

MRV lança primeiro Centro de Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil

Tendo como um de seus pilares a inovação, a MRV, plataforma de soluções habitacionais com mais de 40 anos de mercado, acaba de anunciar a criação do seu primeiro Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da construção civil no Brasil. A iniciativa, inédita por uma construtora, tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de tecnologias, novos processos e métodos construtivos, desenvolvimentos e testes de materiais, entre outros pontos, com o intuito de entregar ao consumidor um produto que tenha cada vez mais qualidade e tecnologia. A empresa investirá, inicialmente, neste projeto mais de R$ 1 milhão nos próximos 36 meses.

“Estamos muito empolgados com esse projeto, pois é uma grande oportunidade de pensar e conceber tecnologia nacional para o segmento da construção civil habitacional. Há alguns anos a MRV tem se posicionado na vanguarda do setor e iniciativas como a criação de um LAB dentro da sede da empresa para estabelecer uma conexão direta com o ecossistema de inovação e participar de projetos e pesquisas para o setor, além de ser mantenedor do hub Órbi Conecta, espaço de fomento ao empreendedorismo e à inovação, são provas disso. Mas chegou a hora de sermos ativos no desenvolvimento de tecnologias, métodos e produtos”, fala Eduardo Fischer, presidente da construtora.

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento MRV ficará em Belo Horizonte (MG), cidade onde está a sede da empresa, junto ao Centro de Inovação e Tecnologia CIT Senai Fiemg, localizado no bairro Horto. Lá serão construídos dois pavimentos com oito apartamentos, com tipologia padrão da MRV, que serão destinados exclusivamente para o desenvolvimento e a experimentação focados na engenharia.

“Sempre tivemos em nossos canteiros de obras a busca por inovação, mas isso ocorria de forma descentralizada. Queremos agora centralizar a administração destas iniciativas em um ambiente controlado, com aquisição de dados mais precisos”, explica o executivo.

De acordo com o diretor regional do Senai-MG, Christiano Leal, o novo Centro vai permitir a execução de testes, ensaios e serviços tecnológicos para atendimento às demandas da MRV, promovendo a inovação e gerando ganhos sociais, ambientais e econômicos.

“A parceria vai promover o desenvolvimento de profissionais e pesquisadores do Senai, da MRV e do mercado, por meio da interação desses profissionais com times técnicos de alto nível do setor da construção civil. O Centro vai realizar ainda testes de materiais e novas soluções tecnológicas para a construção civil e para os empreendimentos da MRV. Tudo isso será muito importante para toda cadeia produtiva do setor construção civil”, explica Leal.

Segundo Fischer, atuarão diretamente no Centro as equipes de Qualidade e Projetos, Inovação e Suprimentos da MRV. Esse último terá um papel muito importante. Ele fará ponte entre a companhia e seus fornecedores.

 “Estamos abertos e queremos que as empresas que estão na cadeia do setor construtivo estejam conosco pensando em inovações e melhorias para o setor. Não só os nossos fornecedores, mas, também queremos unir forças com os diversos players envolvidos, inclusive buscando fontes de fomento à inovação”, reforça.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *