Plataforma digital do Grupo Pinho reúne pacote inédito de serviços aduaneiros

A plataforma MeusEmbarques.com, lançada pelo Grupo Pinho para fornecer em poucos cliques todas as informações necessárias à gestão da logística aduaneira, tornou-se com a pandemia da Covid-19 a ferramenta mais robusta do mercado para garantir as entregas dos clientes, reduzir processos burocráticos e evitar prejuízos decorrentes da pandemia. Os gastos com retenção de cargas, em forma de impostos de nacionalização e armazenagem de mercadorias, dispararam desde março, quando grandes portos começaram a reter cargas e a dificultar processos que são naturalmente complexos.
A Pinho acelerou o investimento de R$ 2 milhões que vinha fazendo nos últimos quatro anos em desenvolvimento tecnológico para oferecer um pacote de serviços digitais inédito no país. Cerca de 100 mil processos do ramo do desembaraço aduaneiro já estão cadastrados.
“A pandemia restringiu os contatos pessoais e a rotina presencial, então todos estamos debruçados no mundo digital, que precisa ser cada vez mais ágil e seguro”, diz Tatiane Vigiarelli, gerente de comércio exterior da Ambev.
Dentro da plataforma, a Ambev conseguiu trocar um processo burocrático e manual de envio de cartas-protesto por uma solução com assinatura digital. “Além de demorado e custoso, o processo analógico exigia o rastreamento dos documentos e armazenamento. A Pinho foi proativa com uma solução que validamos com a seguradora. Temos usado as assinaturas digitais desde então, de forma mais segura e ágil. E conseguimos uma economia de 3% nesse processo.”
Economia para empresas
A MeusEmbarques.com funciona como um portal de integração também para os processos internos dos clientes. “Nosso objetivo foi garantir o acompanhamento dos processos de importação e exportação, para que as empresas possam visualizar uma série de dados e informações, relatórios de acompanhamento de status por canal, por modal e etc. Clientes como a Ambev, que tem mais de 200 CNPJs, podem filtrar as consultas, um a um, o que facilita a visualização dos dados. Mas também podem fazer a gestão de acesso de usuários, criar grupos, segregar internamente que o usuário X possa acessar os CNPJs 1, 2 e 3, por exemplo. Além dos status, a plataforma permite a visualização dos eventos já realizados e dos previstos. Podem ser vistos os documentos relacionados a cada processo, prestação de contas do fluxo, com possibilidade de download”, explica Mário Dalla Valle, gerente de TI da Pinho.
Ainda no portal, os usuários dispõem de um campo de busca como o Google, em que a consulta pode ser feita por palavra ou por dado relacionado ao processo. Outra funcionalidade é permitir que clientes de clientes possam também acompanhar os processos, o que aumenta a confiabilidade da cadeia de prestação de serviços.
O desenvolvimento é contínuo, em diferentes formatos. As soluções oferecidas pela Pinho para as empresas também têm gerado economia no gerenciamento de cargas e importações, diante das constantes retenções nos portos.
Recentemente, a empresa fez uma remoção de carga de alto valor para um porto seco (zona secundária), evitando que o cliente tivesse que arcar com os custos de impostos da nacionalização e armazenagem da mercadoria. “O cliente economizou 80% do que seria gasto, caso a mudança para o porto seco não fosse feita. Nossa expertise do dia a dia permite aplicar ações estratégicas como essa”, detalha Pedro Flores de Souza, gestor de operações do Grupo Pinho.
Mais suporte e integração
O gerente de TI explica que aos 80 anos de atividade o grupo – que tem sede em Curitiba, de onde comandou a importação de todos os equipamentos da usina hidrelétrica Itaipu Binacional nos anos 1970 – vem trabalhando como nunca no desenvolvimento tecnológico para oferecer suporte e integração ao desembaraço aduaneiro. Mais três plataformas digitais de uso interno garantem gestão de processos e financeira.
“Além dos profissionais com capacitação em Comércio Exterior, temos a competência de desenvolvimento de tecnologia. Nosso principal foco foi garantir, num primeiro momento, as ferramentas de gestão. Agora, é melhorar a comunicação com os clientes. Para isso, observamos as formas de interação do mercado. Pelo menos para isso a pandemia tem sido benéfica, evidenciando novos modelos e formas de trabalho. Todos os dias, trabalhamos para lançar funcionalidades que otimizem a rotina dos nossos clientes”, diz Dalla Valle.