Plataforma digital do Grupo Pinho reúne pacote inédito de serviços aduaneiros

Plataforma digital do Grupo Pinho reúne pacote inédito de serviços aduaneiros

A plataforma MeusEmbarques.com, lançada pelo Grupo Pinho para fornecer em poucos cliques todas as informações necessárias à gestão da logística aduaneira, tornou-se com a pandemia da Covid-19 a ferramenta mais robusta do mercado para garantir as entregas dos clientes, reduzir processos burocráticos e evitar prejuízos decorrentes da pandemia. Os gastos com retenção de cargas, em forma de impostos de nacionalização e armazenagem de mercadorias, dispararam desde março, quando grandes portos começaram a reter cargas e a dificultar processos que são naturalmente complexos. 

A Pinho acelerou o investimento de R$ 2 milhões que vinha fazendo nos últimos quatro anos em desenvolvimento tecnológico para oferecer um pacote de serviços digitais inédito no país. Cerca de 100 mil processos do ramo do desembaraço aduaneiro já estão cadastrados. 

“A pandemia restringiu os contatos pessoais e a rotina presencial, então todos estamos debruçados no mundo digital, que precisa ser cada vez mais ágil e seguro”, diz Tatiane Vigiarelli, gerente de comércio exterior da Ambev.

Dentro da plataforma, a Ambev conseguiu trocar um processo burocrático e manual de envio de cartas-protesto por uma solução com assinatura digital. “Além de demorado e custoso, o processo analógico exigia o rastreamento dos documentos e armazenamento. A Pinho foi proativa com uma solução que validamos com a seguradora. Temos usado as assinaturas digitais desde então, de forma mais segura e ágil. E conseguimos uma economia de 3% nesse processo.” 

Economia para empresas 

A MeusEmbarques.com funciona como um portal de integração também para os processos internos dos clientes. “Nosso objetivo foi garantir o acompanhamento dos processos de importação e exportação, para que as empresas possam visualizar uma série de dados e informações, relatórios de acompanhamento de status por canal, por modal e etc. Clientes como a Ambev, que tem mais de 200 CNPJs, podem filtrar as consultas, um a um, o que facilita a visualização dos dados. Mas também podem fazer a gestão de acesso de usuários, criar grupos, segregar internamente que o usuário X possa acessar os CNPJs 1, 2 e 3, por exemplo. Além dos status, a plataforma permite a visualização dos eventos já realizados e dos previstos. Podem ser vistos os documentos relacionados a cada processo, prestação de contas do fluxo, com possibilidade de download”, explica Mário Dalla Valle, gerente de TI da Pinho. 

Ainda no portal, os usuários dispõem de um campo de busca como o Google, em que a consulta pode ser feita por palavra ou por dado relacionado ao processo. Outra funcionalidade é permitir que clientes de clientes possam também acompanhar os processos, o que aumenta a confiabilidade da cadeia de prestação de serviços. 

O desenvolvimento é contínuo, em diferentes formatos. As soluções oferecidas pela Pinho para as empresas também têm gerado economia no gerenciamento de cargas e importações, diante das constantes retenções nos portos. 

Recentemente, a empresa fez uma remoção de carga de alto valor para um porto seco (zona secundária), evitando que o cliente tivesse que arcar com os custos de impostos da nacionalização e armazenagem da mercadoria. “O cliente economizou 80% do que seria gasto, caso a mudança para o porto seco não fosse feita. Nossa expertise do dia a dia permite aplicar ações estratégicas como essa”, detalha Pedro Flores de Souza, gestor de operações do Grupo Pinho.

Mais suporte e integração

O gerente de TI explica que aos 80 anos de atividade o grupo – que tem sede em Curitiba, de onde comandou a importação de todos os equipamentos da usina hidrelétrica Itaipu Binacional nos anos 1970 – vem trabalhando como nunca no desenvolvimento tecnológico para oferecer suporte e integração ao desembaraço aduaneiro. Mais três plataformas digitais de uso interno garantem gestão de processos e financeira.

“Além dos profissionais com capacitação em Comércio Exterior, temos a competência de desenvolvimento de tecnologia. Nosso principal foco foi garantir, num primeiro momento, as ferramentas de gestão. Agora, é melhorar a comunicação com os clientes. Para isso, observamos as formas de interação do mercado. Pelo menos para isso a pandemia tem sido benéfica, evidenciando novos modelos e formas de trabalho. Todos os dias, trabalhamos para lançar funcionalidades que otimizem a rotina dos nossos clientes”, diz Dalla Valle.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *