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Dia do Cliente: empresários devem aproveitar a data para fazer promoções e estreitar relações com os consumidores

Hoje, 15 de setembro, é o Dia do Cliente, que é a peça fundamental para a sobrevivência de um negócio. Só para lembrar, a data comemorativa foi idealizada em 2003 pelo especialista em marketing, o gaúcho, João Carlos Rego. A ideia inicial foi criar um dia especial para que os clientes pudessem ser homenageados e aquecer o mercado em um mês que costuma ser fraco para as vendas.

Assim sendo, hoje é um dia perfeito para os empresários capricharem nas ofertas e promoções, estreitarem a relação com seus clientes e incrementarem as vendas. Agora, o mais importante é que as estratégias devem ser focadas na valorização do cliente e reforço do compromisso com a satisfação dos consumidores. Afinal de contas, vivemos a era da experiência, em que o cliente está no centro de tudo e não deve ser apenas atendido, mas também ouvido, conquistado e reconhecido.

Outro detalhe: os lojistas que não se planejaram para a data, ainda dá tempo para colocar o estoque para girar. Por exemplo, dá para baixar os preços dos produtos ou serviços que serão atualizados em breve, fazendo a famosa “queima de estoque”, ou então usar a mecânica “leve 2, pague1” ou então vender kits com itens que se complementam com um bom desconto.  O importante é que a oferta seja verdadeira, pois a prática de inflar preços antes de datas comerciais para depois dar descontos falsos é péssima para a reputação do negócio. E para aumentar o apelo, os descontos devem ser divulgados com a temática do Dia do Cliente. 

Para quem tem um comércio eletrônico ou um negócio que trabalha com entregas, a palavra mágica para o Dia do Cliente é “frete grátis”. Afinal, nada mais atrativo para o consumidor da era digital do que comprar seus produtos sem sair de casa e não ter que pagar pela entrega.

Outra dica é distribuir amostras grátis e brindes. Então, é bom aproveitar este dia para fazer uma grande distribuição e convidar pessoas a experimentarem alguns produtos vendidos.

O Dia do Cliente também pede uma decoração especial na loja e preparativos para receber os clientes como eles merecem. Na loja virtual, a versão digital da decoração pode ser um layout comemorativo com banners, pop-ups e outros recursos visuais para celebrar a data. 

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Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

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