Na maior Black Friday da história, lojistas apostam em entregas colaborativas
O comércio eletrônico está vivendo bons momentos e segue em alta em 2020. Segundo o índice Bling – relatório que analisa a interação e crescimento do comércio eletrônico – lojistas passaram a apostar em novos formatos de entrega, e transportadoras e integrações logísticas seguiram em evidência pelo segundo mês consecutivo.
De acordo com o levantamento realizado pelo Bling (www.bling.com.br) – startup de gerenciamento ERP para MEIs e PMEs – o destaque vai para a Mercado Envios Flex, que no comparativo com o mês anterior cresceu 100%. Também se destacam a Total Express (10%) e Jadlog (10%).
Os dados têm reflexo da greve os Correios, o número de objetos postados pela empresa caiu 15%, na comparação com agosto. “O e-commerce brasileiro vive um novo momento e vem de uma crescente constante. O setor está se solidificando cada vez mais e o consumidor está aprendendo e entendendo mais as vantagens de comprar online”, comenta Sidney Zynger, diretor de marketing do Bling.
“A chegada de grandes marketplaces segmentados e plataformas bem estruturadas dão ao lojista novos canais de venda para atender à demanda”, diz Zynger.
Com o consumidor cada vez mais adepto às compras online, uma tendência surge entre as startups de logística, são as entregas colaborativas para diminuir o tempo de entrega. O método utiliza a tecnologia própria de otimização para aproveitar rotas existentes. É necessário encaixar pedidos dos perfis mais diversos e compartilhar os custos de execução. Desta maneira mais clientes podem ofertar um serviço expresso em suas vendas online.
Tecnologia
A tecnologia está sendo aplicada pela logtech Uello (www.uello.com.br)- transportadora digital que atua em São Paulo e utiliza tecnologia de ponta e rede colaborativa para entregar produtos adquiridos pelo e-commerce. Através de uma abordagem consultiva de operações, mantém modelos expressos e índices altos de performance.
O consumidor final e a empresa conseguem acompanhar em tempo real o percurso das entregas, com resposta rápida e features de tecnologia e interatividade. A startup conta com uma base de mais 120 clientes e realiza mais de 6 mil entregas por dia no estado de São Paulo, de marcas como Renner, Dafiti, MMartan e Arezzo.
A solução se aplica tanto para e-commerces quanto para marketplaces. Segundo o CEO, os clientes corporativos estão mais exigentes e buscam mais conveniência para o consumidor final. “Notamos uma maior procura por entregas mais rápidas (dia seguinte ou mesmo dia) e com melhor visibilidade e tracking em tempo real. Também vale ressaltar uma alta na procura por operação ship from store, que é a entrega direta das lojas físicas que, na maioria das vezes, é uma entrega mais expressa que a convencional”, explica.