Na maior Black Friday da história, lojistas apostam em entregas colaborativas

Na maior Black Friday da história, lojistas apostam em entregas colaborativas

O comércio eletrônico está vivendo bons momentos e segue em alta em 2020. Segundo o índice Bling – relatório que analisa a interação e crescimento do comércio eletrônico – lojistas passaram a apostar em novos formatos de entrega, e transportadoras e integrações logísticas seguiram em evidência pelo segundo mês consecutivo.

De acordo com o levantamento realizado pelo Bling (www.bling.com.br) – startup de gerenciamento ERP para MEIs e PMEs – o destaque vai para a Mercado Envios Flex, que no comparativo com o mês anterior cresceu 100%. Também se destacam a Total Express (10%) e Jadlog (10%).

Os dados têm reflexo da greve os Correios, o número de objetos postados pela empresa caiu 15%, na comparação com agosto. “O e-commerce brasileiro vive um novo momento e vem de uma crescente constante. O setor está se solidificando cada vez mais e o consumidor está aprendendo e entendendo mais as vantagens de comprar online”, comenta Sidney Zynger, diretor de marketing do Bling.

“A chegada de grandes marketplaces segmentados e plataformas bem estruturadas dão ao lojista novos canais de venda para atender à demanda”, diz Zynger.

Com o consumidor cada vez mais adepto às compras online, uma tendência surge entre as startups de logística, são as entregas colaborativas para diminuir o tempo de entrega. O método utiliza a tecnologia própria de otimização para aproveitar rotas existentes. É necessário encaixar pedidos dos perfis mais diversos e compartilhar os custos de execução. Desta maneira mais clientes podem ofertar um serviço expresso em suas vendas online. 

Tecnologia

A tecnologia está sendo aplicada pela logtech Uello (www.uello.com.br)- transportadora digital que atua em São Paulo e utiliza tecnologia de ponta e rede colaborativa para entregar produtos adquiridos pelo e-commerce. Através de uma abordagem consultiva de operações, mantém modelos expressos e índices altos de performance.

O consumidor final e a empresa conseguem acompanhar em tempo real o percurso das entregas, com resposta rápida e features de tecnologia e interatividade. A startup conta com uma base de mais 120 clientes e realiza mais de 6 mil entregas por dia no estado de São Paulo, de marcas como Renner, Dafiti, MMartan e Arezzo.

A solução se aplica tanto para e-commerces quanto para marketplaces. Segundo o CEO, os clientes corporativos estão mais exigentes e buscam mais conveniência para o consumidor final. “Notamos uma maior procura por entregas mais rápidas (dia seguinte ou mesmo dia) e com melhor visibilidade e tracking em tempo real. Também vale ressaltar uma alta na procura por operação ship from store, que é a entrega direta das lojas físicas que, na maioria das vezes, é uma entrega mais expressa que a convencional”, explica. 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *