53,3% dos profissionais na América Latina estão abertos a receber novas ofertas de trabalho

53,3% dos profissionais na América Latina estão abertos a receber novas ofertas de trabalho

Mudar de profissão se tornou um dos principais motivos de pessoas que buscam trabalhar por um objetivo maior. Na pandemia, os valores pessoais e profissionais foram mais realçados onde as pessoas querem desfrutar da melhor maneira possível cada dia. Segundo levantamento realizado pelo Linkedin em dezembro de 2021, com mais de mil entrevistados, 49% dos brasileiros consideram conquistar outra colocação neste ano de 2022A porcentagem aumenta entre os jovens de 16 a 24 anos, passando para 61%.

São por diversos motivos que um aprendiz, estagiário ou funcionário pode querer dar um outro rumo na carreira, pela pretensão de seguir uma jornada de acordo com os seus desejos. Segundo a pesquisa da PageGroup (negócio de recrutamento baseado no Reino Unido), 53,3% dos profissionais na América Latina estão abertos a receber novas ofertas de trabalho.

Para Jefferson Vendrametto, diretor de Relações Corporativas e Institucionais do Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos), o mundo passou por mudanças com a pandemia, influenciando nos projetos empresariais e nos projetos pessoais. “Antes de dar o primeiro passo a uma nova profissão a seguir, é preciso que o profissional esteja flexível a renovação e as novas práticas do mercado de trabalho. Alguns dos motivos que os profissionais podem querer mudar de área são por remuneração ou realização pessoal”, explica Vendrametto.

Segundo o relatório ‘Protegendo o Futuro do Trabalho’, dentre os principais motivos para trocar de carreira, estão: equilíbrio entre vida pessoal e profissional (50%), o desejo por um salário mais alto (49%), a busca por uma função mais significativa (31%), reduzir a quantidade de tempo trabalhado (31%) e trabalhar por prazer (14%).

Vendrametto ressalta que para mudar de profissão é necessário se preparar para a nova área de atuação, se capacitando através de cursos que sejam referências no mundo dos negócios. Além disso, o especialista do Cebrac cita 5 dicas para o colaborador trocar de carreira ainda em 2022:

1- Conheça e informe-se sobre a nova área de atuação: É necessário estudar a situação do mercado, servindo tanto para iniciantes quanto para profissionais experientes;

2 – Seja verdadeiro na entrevista de emprego: A honestidade cria um vínculo de confiança entre o contratante e contratado;

3 – Seja flexível e aceite a ideia de começar de novo: Deixar de ser sênior a ser júnior;

4 – Mostre sempre os seus pontos fortes: Um reflexo que você é o protagonista de suas ações;

5 – Atualize-se: Conhecimento nunca é demais!

Crédito da foto: Unsplash

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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