53,3% dos profissionais na América Latina estão abertos a receber novas ofertas de trabalho
Mudar de profissão se tornou um dos principais motivos de pessoas que buscam trabalhar por um objetivo maior. Na pandemia, os valores pessoais e profissionais foram mais realçados onde as pessoas querem desfrutar da melhor maneira possível cada dia. Segundo levantamento realizado pelo Linkedin em dezembro de 2021, com mais de mil entrevistados, 49% dos brasileiros consideram conquistar outra colocação neste ano de 2022. A porcentagem aumenta entre os jovens de 16 a 24 anos, passando para 61%.
São por diversos motivos que um aprendiz, estagiário ou funcionário pode querer dar um outro rumo na carreira, pela pretensão de seguir uma jornada de acordo com os seus desejos. Segundo a pesquisa da PageGroup (negócio de recrutamento baseado no Reino Unido), 53,3% dos profissionais na América Latina estão abertos a receber novas ofertas de trabalho.
Para Jefferson Vendrametto, diretor de Relações Corporativas e Institucionais do Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos), o mundo passou por mudanças com a pandemia, influenciando nos projetos empresariais e nos projetos pessoais. “Antes de dar o primeiro passo a uma nova profissão a seguir, é preciso que o profissional esteja flexível a renovação e as novas práticas do mercado de trabalho. Alguns dos motivos que os profissionais podem querer mudar de área são por remuneração ou realização pessoal”, explica Vendrametto.
Segundo o relatório ‘Protegendo o Futuro do Trabalho’, dentre os principais motivos para trocar de carreira, estão: equilíbrio entre vida pessoal e profissional (50%), o desejo por um salário mais alto (49%), a busca por uma função mais significativa (31%), reduzir a quantidade de tempo trabalhado (31%) e trabalhar por prazer (14%).
Vendrametto ressalta que para mudar de profissão é necessário se preparar para a nova área de atuação, se capacitando através de cursos que sejam referências no mundo dos negócios. Além disso, o especialista do Cebrac cita 5 dicas para o colaborador trocar de carreira ainda em 2022:
1- Conheça e informe-se sobre a nova área de atuação: É necessário estudar a situação do mercado, servindo tanto para iniciantes quanto para profissionais experientes;
2 – Seja verdadeiro na entrevista de emprego: A honestidade cria um vínculo de confiança entre o contratante e contratado;
3 – Seja flexível e aceite a ideia de começar de novo: Deixar de ser sênior a ser júnior;
4 – Mostre sempre os seus pontos fortes: Um reflexo que você é o protagonista de suas ações;
5 – Atualize-se: Conhecimento nunca é demais!