4 dicas de como organizar suas finanças para 2023

4 dicas de como organizar suas finanças para 2023

Orçamento mensal, dívidas, investimentos e sonhos devem ser os tópicos do planejamento financeiro do brasileiro

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), é esperado para o ano que vem um crescimento do PIB brasileiro de 1,6%. Além disso, a entidade prevê inflação de 5,4%, menor que os 5,9% projetados para 2022.

Segundo Lucas Radd, co-fundador e CEO da Rufy, plataforma de saúde financeira, destinada para pessoas físicas e colaboradores de empresas, cada vez mais é importante que o brasileiro se preocupe em se organizar financeiramente para evitar sufocos. “Apesar da expectativa ser de crescimento, a atividade econômica do nosso país não se mostra tão animadora, por isso é fundamental se planejar o quanto antes”, comenta.

Conforme estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 45% dos brasileiros não cuidam de suas próprias finanças.

Para Radd, todo brasileiro, independentemente da situação financeira, precisa dedicar um pouco de seu tempo, para prospectar como espera que seu 2023 seja, financeiramente falando. “Pode ser no papel, no excel ou mesmo em algum aplicativo como o da Rufy. O que não pode deixar de existir é um controle recorrente das despesas, pois é aí que se descobrem os exageros e se identificam as oportunidades de economia”, complementa.

Para isso, ele elenca 4 principais dicas:

Comece elencando seus gastos estimados:

Para começar a se organizar, é importante estimar, mesmo que de forma genérica, qual será o seu nível de gasto mensal. Ou seja, é importante saber qual será o seu orçamento mês a mês e se programar para gastar dentro deste limite das suas receitas (salário e outras rendas). Isso pode ser feito através de um caderno, planilha ou plataformas especializadas como a da própria Rufy.

Elenque suas dívidas:

Para uma pessoa endividada é importante que seu dinheiro seja de fato utilizado para o pagamento de dívidas, porém, isso deve seguir uma lógica. É necessário priorizar primeiro aquelas que prejudicarão sua subsistência ou qualidade de vida, como contas de água, luz, condomínio, aluguel e parcelas de financiamentos, que podem resultar na perda de bens (veículos e imóveis).

Em sequência, devem ser priorizadas parcelas atrasadas de demais empréstimos, aqueles que não afetam a subsistência da família quando em atraso como créditos pessoais, consignados etc.

É necessário também, caso seja possível, a antecipação de despesas, principalmente aquelas que surgem no início do ano. IPTU, IPVA, material escolar, licenças profissionais, férias, entre outras, são gastos que sempre afetam o orçamento, e se não estiverem contabilizados, podem, de fato, afetar seus planos.

Investimentos:

Agora, tendo em vista qual será o seu orçamento mensal e quanto disso será utilizado para suas dívidas, pensar em investimentos deve ser o próximo passo.  É crescente o número de possibilidades de aplicações oferecidas, e elas variam em relação a valores. Caso haja a possibilidade, busque uma que você veja como viável, e claro, sempre com responsabilidade.

Por fim, é sempre bom sonhar:

Agora, que todas as dívidas estão, em tese, organizadas, possíveis investimentos sendo feitos, é importante nunca perder a capacidade de sonhar, mesmo que não seja possível para esse momento. Neste caso, é importante elencar quais são os seus sonhos para serem realizados, claro, que caibam, no seu orçamento, seja aquela viagem com a família e amigos, ou na compra do carro ou da casa própria, enfim, qualquer que seja ele, tem sempre de estar presente no seu planejamento financeiro, pois são eles, que mantêm nossa capacidade de buscar uma vida financeira melhor a cada dia.

Rufy é uma plataforma que permite realizar uma jornada financeira completa, estruturada em quatro etapas: orçamento mensal, dívidas, investimentos e sonhos. Os usuários contam, também, com conteúdos exclusivos e suporte de um consultor financeiro para dúvidas via WhatsApp e videoconferência. A solução possui versão para web e mobile.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *