Pix Garantido chega para abalar domínio do cartão de crédito

Pix Garantido chega para abalar domínio  do cartão de crédito

Ferramenta deve oferecer cardápio de tarifas mais atraente do que concorrente por não precisar do uso de bandeiras

O Brasil não está ansioso somente por conta de uma possível nova política econômica em 2023. Existem outras novidades para ficar de olho no ano que vem, entre elas, o Pix Garantido. A modalidade de pagamento recebe esse nome porque garante que o débito será pago pelo Banco, independentemente do saldo em conta ou não.

É tudo muito semelhante ao Cartão de Crédito, a diferença está nas tarifas. Quem explica é Gabriel Pereira, Community Manager da Finansystech, empresa que tem como missão democratizar o Open Finance no país, o que tem tudo a ver com o pix. “No pix garantido, cai a obrigatoriedade da contratação de bandeiras pelo banco. Com isso, ele se livra de um intermediário, o que vai gerar impacto nesse ‘empréstimo’ que será feito. Com certeza, essa concorrência vai fazer com que as instituições repensem as altas taxas de juros”, demonstra.

A modalidade não tem data certa para ser lançada e há quem aposte que só venha a vigorar mesmo em 2024, ou até, 2025. Tudo depende da estratégia adotada pelo Banco Central, que é o órgão responsável pelo lançamento. O que se sabe até aqui é a permissão para o parcelamento e agendamento das compras. Será possível, por exemplo, planejar a mensalidade da escola, da academia ou dividir a aquisição de produtos em até 12 vezes.

O Pix Garantido vai decretar o fim do Cartão de Crédito? “É difícil dizer se vai acabar ou não. Não acredito que o pix vá acabar com o débito, por exemplo. Agora, vai impactar com certeza. Todo produto novo exige um aperfeiçoamento no mercado para sobreviver, dessa vez não será diferente”, garante.

Recentemente, o Pix completou dois anos de existência. De acordo com a Febraban, foram feitas 26 milhões de transações desde o lançamento da ferramenta, em novembro de 2020. Ele também já é o meio de pagamento mais utilizado pelo brasileiro superando a soma das outras possibilidades como DOC, TED e o cartão de crédito.

“Com certeza, já existe um domínio do mercado de pagamentos. As possibilidades são várias e, até certo ponto, imprevisíveis. Não dá para saber até onde o pix vai avançar. Mas que ele vai dominar, isso vai”, finaliza Gabriel.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *