RH Estratégico: metodologias ágeis e transformação digital são essenciais para automatização da área

RH Estratégico: metodologias ágeis e transformação digital são essenciais para automatização da área

Por meio de redes colaborativas, transparência, adaptabilidade e comprometimento é possível alcançar grandes resultados

Atrelado à transformação digital, o RH Ágil é considerado a nova abordagem da área de gestão de pessoas. Baseado em metodologias ágeis, a intenção é tornar a área mais estratégica e menos operacional. Com pilares de redes colaborativas, transparência, adaptabilidade e motivação intrínseca, o método ágil propõe mudanças na forma tradicional de fazer gestão, visando melhorar o processo de desenvolvimento e ter entregas mais rápidas e assertivas.

Atuante no setor de transformação digital, inovação, governança e conformidade, a SoftExpert aponta os maiores benefícios para a área de RH ao adotar metodologias ágeis: menos desperdício; organização, agilidade e consistência; tomada de decisão baseada em dados; segurança e maior produtividade.

“Para embarcar em uma jornada de RH ágil, as empresas precisam de redes colaborativas, transparência, adaptabilidade, comprometimento e motivação. O desafio de mudar a visão que muitas vezes entende o RH como uma área operacional, cheia de tarefas manuais para se tornar efetivamente um RH estratégico passa por se tornar mais digital e estar alinhado com a estratégia corporativa, contribuindo para o atingimento dos resultados definidos no planejamento estratégico da empresa”, comenta Hermínio Gonçalves, CEO da SoftExpert Brasil.

Com atuação global pautada em adaptação local, a SoftExpert entende que é essencial adequar sua gama de serviços de acordo com a necessidade das empresas e suas localidades, inclusive e principalmente das áreas de RH e departamento pessoal. As soluções da empresa ajudam as marcas a atingirem uma margem competitiva frente ao mercado por meio de processos de gestão reproduzíveis e previsíveis e pela atuação em conformidade com normas envolvendo pessoas, departamentos, unidades de negócios, clientes e fornecedores.

Por meio de um RH estratégico, é possível ter um processo de employer branding contínuo, que também passa por questões como: treinamento e desenvolvimento constante dos funcionários, projeção de carreira e gestão de talentos. Quanto à cultura empresarial, o CEO da SoftExpert acentua que é preciso, para transformar um RH tradicional em estratégico, investir na mudança de mindset, liderança engajada, conhecimento e mapeamento das dores necessárias a serem resolvidas, utilizando a metodologia ágil.

Crédito da foto: Freepík

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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