Dia Nacional do Empreendedor: 4 dicas para impulsionar seu negócio sem entrar no vermelho

Dia Nacional do Empreendedor: 4 dicas para impulsionar seu negócio sem entrar no vermelho

Desafios fazem parte do jogo, mas eles não precisam se tornar obstáculos para o sucesso dos empreendimentos

Do comércio local às startups, os empreendedores brasileiros são impulsionadores de emprego, inovação e crescimento, desempenhando um papel crucial na economia. Mas o caminho para o sucesso do próprio negócio é, naturalmente, repleto de desafios diários. Por isso, o Dia Nacional do Empreendedor, comemorado em 5 de outubro, celebra a dedicação constante, perseverança e resiliência, apesar das adversidades.

“Muitas vezes, os problemas desmotivam o empreendedor e refletem na saúde da própria empresa. As razões podem ser diversas, desde a falta de planejamento do negócio, falhas na administração financeira, excesso de otimismo perante a realidade do mercado ou a simples indisponibilidade de caixa para um investimento de oportunidade”, explica Thaíne Clemente, executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal 100% online.

Para ajudar os empreendedores a prosperar, a especialista elenca dicas de como impulsionar seus negócios sem entrar no vermelho. Confira:

Planejamento

O sucesso de qualquer empreendimento começa com um planejamento sólido. O ideal é definir metas claras de longo prazo, identificar os desafios e oportunidades e, assim, elaborar um plano de ação realista. Para se manter ágil e adaptável em um ambiente empresarial em constante mudança, é importante sempre reavaliar e ajustar o plano conforme necessário.

Orçamento realista

Manter um controle claro e transparente das finanças do negócio é essencial para seu bom funcionamento. Para ter isso sempre às claras, faça um orçamento detalhado que inclua todas as despesas operacionais, desde custos fixos, como aluguel, contas de água, luz, internet e os salários, até despesas variáveis, como suprimentos diversos ou a compra de um item para o bem-estar de todos. O ideal é usar uma planilha de gastos ou aplicativo de controle de finanças.

Investimento inteligente

Recursos financeiros não são infinitos, por isso é importante avaliar com cuidado as áreas que precisam de investimentos e quais podem esperar. Tenha em mente que investir não significa gastar dinheiro indiscriminadamente, nem guardar tudo sem propósito; a ideia é direcioná-lo de forma estratégica para alcançar os objetivos do seu negócio. Considere comprar novas ferramentas, abrir uma nova loja, ampliar a sede e monetizar campanhas de marketing nas redes sociais para atrair novos clientes.

Conheça seus clientes e conte com eles

Entender as necessidades e desejos de seus clientes direciona o negócio para o sucesso. Afinal, investir tempo em pesquisas de mercado para conhecer seu público-alvo e coletar feedback regularmente permitem ajustar os produtos ou serviços de acordo com as demandas reais. Além disso, criar uma experiência boa e relevante com sua marca é essencial, pois clientes satisfeitos tendem a se tornar divulgadores em potencial e defensores de sua marca, atraindo novos negócios.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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