Mercado de benefícios corporativos crescerá mais de 9% até 2026

Mercado de benefícios corporativos crescerá mais de 9% até 2026

Perspectiva é movimentar US$ 5,57 bilhões

O mercado de benefícios corporativos vem crescendo ao longo dos anos em virtude do aumento da demanda de colaboradores que estão de olho em vantagens mais diversificadas. Ao mesmo tempo que isso é bom, os desafios crescem na mesma proporção. Isso porque as ofertas das concorrentes, alinhadas com um mercado cada vez mais humanizado e com foco no bem-estar do colaborador, conseguem se destacar e conquistar a preferência do público.

De acordo com estudo da Technavio, é previsto um crescimento em 9,05% até 2026 para o mercado de benefícios corporativos no Brasil, o qual avança com uma perspectiva de movimentar cerca de US$ 5,57 bilhões, tendo como carro-chefe o vale alimentação. Este é um momento propício para investidores,  tanto brasileiros quanto estrangeiros, que buscam oportunidades no Brasil. É bom ficarem atentos às startups de Recursos Humanos, visto o significativo crescimento do mercado de benefícios corporativos, em virtude do aumento da demanda dos colaboradores por vantagens mais diversificadas e abrangentes.

Agregado à inovação tecnológica, os benefícios corporativos desempenham um papel crucial nas estratégias de engajamento. As empresas estão investindo em tecnologia para oferecer recursos de forma eficaz e personalizada, por meio de plataformas de gerenciamento on-line e aplicativos móveis. Contudo, podemos dizer que é uma tendência nos últimos tempos, onde se vê a importância de uma melhor gestão do ecossistema de incentivo, fidelidade e engajamento, facilitando inclusive, a utilização em diversos estabelecimentos físicos e online.

Além disso, se você quer elevar sua empresa de benefícios corporativos a um outro patamar, é essencial compreender os desafios e aproveitar as oportunidades que se apresentam no cenário atual. Para Thiago Campaz, fundador do VExpenses, empresa especializada em soluções para gestão de despesas corporativas, os benefícios flexíveis emergem como uma tendência promissora e uma oportunidade estratégica.

“É uma tendência, pois alinha-se com a dinâmica do atual mercado, no qual o colaborador está no centro das estratégias que proporcionam bem-estar e qualidade de vida. Nesse contexto, o colaborador não apenas se mantém motivado e fidelizado à empresa onde atua, mas também ao programa de benefícios oferecidos. Além disso, representa uma oportunidade estratégica, uma vez que a percepção da importância de ampliar a gama de vantagens abre portas para novas  possibilidades e  contratos”, relata Thiago. O executivo enfatiza que a agilidade e segurança são cruciais para os colaboradores, seja na hora de emitir uma nota fiscal, controlar reembolsos ou realizar prestação de contas.

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), há atualmente 21,9 milhões de Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) no Brasil. Tendo em vista que são responsáveis por empregar uma boa parte da mão de obra no país, as empresas têm investido em benefícios corporativos, principalmente com a adesão de bancos digitais para pagamento de funcionários.

De acordo com Paulo Castro, CEO e fundador do Contbank, os bancos digitais oferecem vantagens competitivas, como a abertura rápida e fácil de contas, isenção de taxas, cartões inteligentes, dentre outros. Ao trazer para os colaboradores, as MPMEs conseguem otimizar processos do dia a dia de todos os lados. “O digital veio para ficar. Tanto as empresas, principalmente as MPMEs que estão em crescimento, quanto os colaboradores querem agilidade e o acesso ao sistema bancário de maneira descomplicada, com taxas reduzidas e meios de pagamento simplificado”, finaliza.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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