10 perguntas essenciais para contratar estagiários ou pessoas sem experiência

10 perguntas essenciais para contratar estagiários ou pessoas sem experiência

Selecionar estagiários pode ser um desafio, especialmente quando lidamos com estudantes que estão buscando suas primeiras experiências profissionais. No Brasil, segundo a Associação Brasileira de Estágios),  temos, em média, 48 milhões de estudantes, mas apenas 750 mil são estagiários, uma quantidade visivelmente pequena para atender a todos que estão em busca de uma oportunidade de estágio. Pensando nisso, Roberta Saragiotto, Diretora de People e Strategy da Start Carreiras, startup que atua como ponte entre universidades e o mercado de trabalho, compartilha algumas dicas valiosas para empresas que desejam realizar seleções eficazes e proporcionar oportunidades significativas aos jovens talentos.

“Ao avaliar candidatos a estágio é crucial ir além do currículo e entender as características que vão impulsionar o desenvolvimento profissional desses estudantes”, destaca Roberta.

Soft Skills: decifrando o potencial profissional

As soft skills, também conhecidas como habilidades interpessoais, referem-se às características e traços de personalidade que afetam a maneira como uma pessoa interage com os outros e lida com situações no ambiente de trabalho. Analisá-las é parte fundamental do processo seletivo.

A primeira e vital delas a se considerar é a comunicação eficaz. “Estagiários que podem expressar ideias de maneira clara e envolvente geralmente se integram melhor às equipes e contribuem de maneira mais eficiente. Além disso, habilidades de trabalho em equipe e empatia são fundamentais para criar um ambiente colaborativo e positivo”, afirma a executiva.

Outra soft skill crucial é a resiliência. Ambientes corporativos apresentam desafios, e estagiários que demonstram a capacidade de superar obstáculos, aprender com experiências desafiadoras e seguir em frente são ativos valiosos para qualquer equipe.

“A adaptabilidade completa o ranking de soft skills imprescindíveis. A capacidade de se ajustar a mudanças, aprender rapidamente e lidar com situações novas é um indicador claro do potencial de crescimento profissional de um estagiário”, aponta Roberta.

Perguntas ideais para para recrutar os novos talentos

Para compreender verdadeiramente as soft skills de um candidato, Roberta sugere que os recrutadores incluam questões específicas durante as entrevistas. Essas perguntas direcionadas podem fornecer insights valiosos sobre a personalidade e as habilidades interpessoais do estagiário e fazer com que o candidato se imagine em situações da vida acadêmica ou até mesmo pessoal onde tenha utilizado alguns dos soft skills.

Ao realizar uma seleção de estagiários que leve em consideração esses aspectos, as empresas não apenas proporcionam oportunidades valiosas aos jovens profissionais, mas também cultivam um ambiente de trabalho mais colaborativo e inovador.

Confira a Sugestão de Perguntas:

  • 1.Qual foi a sua motivação para se candidatar a este estágio?
  • 2.Como você costuma aprender coisas novas? Pode me dar um exemplo de quando teve que aprender algo rapidamente?
  • 3. Como você lida com desafios ou situações em que não tem experiência prévia?
  • 4. Pode me contar sobre um projeto ou atividade extracurricular em que esteve envolvido e que destaca suas habilidades relevantes para esta posição?
  • 5. Como você gerencia seu tempo e prioriza tarefas quando tem múltiplos projetos em andamento?
  • 6. Pode me dar um exemplo de uma situação em que teve que trabalhar em equipe para atingir um objetivo comum?
  • 7. Como você lida com feedback construtivo e quais são suas estratégias para melhorar com base nele?
  • 8. Como você se mantém atualizado sobre as tendências ou desenvolvimentos relevantes para a área em que está interessado(a)?
  • 9. Quais são seus objetivos de carreira a longo prazo e como este estágio/posição se encaixa nesses objetivos?
  • 10. Como você pode contribuir para a equipe ou empresa?

A especialista enfatiza que a busca por estágios é uma jornada crucial para os estudantes, e cabe às empresas proporcionar não apenas experiência prática, mas também um ambiente que promova o desenvolvimento das habilidades interpessoais necessárias para um futuro profissional de sucesso.

“Considerar cuidadosamente as soft skills e realizar entrevistas significativas, fazem com que as empresas também contribuam para a formação de uma nova geração de profissionais preparados para os desafios do mercado de trabalho’’, conclui.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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