TIM apresenta em Curitiba projeto para telegestão da iluminação pública

TIM apresenta em Curitiba projeto para telegestão da iluminação pública

No maior evento de cidades inteligentes do Brasil, que é o Smart City Expo Curitiba, a TIM apresentou nesta quarta-feira (20), em Curitiba, o projeto TIM Smart Lighting, que é uma solução desenvolvida pela companhia para a telegestão da iluminação pública em municípios brasileiros, sendo a única operadora homologada pelo Inmetro.

Eu conversei com o diretor de Desenvolvimento de Mercado IoT e 5G da TIM Brasil, Alexandre Dal Forno, e ele me contou que, em Curitiba, a companhia já está implementando a solução a partir de uma parceria com a Engie, referência mundial em energia e serviços de baixo carbono, que contempla cerca de 45 mil pontos de gestão das luminárias inteligentes distribuídas pela cidade.   Ao todo, a operadora já tem mais 150 mil pontos de iluminação pública instalados por todo o país, impulsionando as “Cidades Inteligentes”.

Alexandre Dal Forno.

Segundo Dal Forno, a TIM pretende levar esta solução para outras cidades brasileiras através de parcerias público privadas. No projeto, as luminárias reportam e recebem as informações essenciais para todas as funcionalidades na rede em nuvem por meio da conectividade da TIM, que tem a maior rede móvel do Brasil.

O diretor de Desenvolvimento de Mercado IOT e 5G da TIM Brasil explica que com os dispositivos e a plataforma de gestão de serviço é possível acompanhar o consumo de energia, controlar a luminosidade, receber alertas em tempo real sobre luminárias defeituosas, além de ligar ou desligar os dispositivos.

Outro importante diferencial citado pelo executivo é a localização por GPS, que permite uma gestão mais eficiente dos ativos, trazendo mais segurança e inibindo o furto de equipamentos.

No futuro espera-se que essas tecnologias permitam a manutenção preventiva e segura da iluminação das cidades. A tecnologia também permite maior capacidade de controle do consumo de energia do município e ajuda na tomada de decisão para ações de eficiência energética.

Além do estande no Smart City Expo Curitiba, onde o público está podendo conhecer mais detalhes dessa solução através de uma versão reduzida do poste de iluminação, a TIM também participou nesta quarta-feira do evento no painel “Explorando Modelos de Negócios Inovadores na Cidade Inteligente”, que discutiu modelos inovadores para a gestão de recursos tecnológicos, econômicos e de infraestrutura, explorando maneiras de melhorar os níveis de serviço para os cidadãos e impulsionar um futuro melhor para todos.

Solução de iluminação integra o TIM Iot Solutions

Tendo como diferencial a maior rede de Internet das Coisas do País, a TIM, operadora líder no 5G e com 100% de cobertura 4G no Brasil, cria a frente TIM Iot Solutions. O objetivo é usar sua expertise para alavancar a transformação digital da indústria brasileira e ser a principal habilitadora de novos negócios com o uso da internet das coisas, com foco nas verticais Agronegócio, Utilities, Logística e Indústria 4.0, de acordo a meta traçada pela companhia que estabeleceu o IoT como um dos seus pilares estratégicos no ano passado.

A operadora quer crescer impulsionada pela previsão de aumento de receitas de IoT no Brasil, que será quatro vezes maior em cinco anos, considerando o período de 2022 a 2027. Por isso, a TIM IoT Solutions, frente que reúne o vasto e diferenciado portfólio de IoT da companhia, é dedicada a digitalização de processos, automação operacional e eficiência produtiva dos seus clientes corporativos.

Os resultados comprovam que a TIM vem impulsionando a produtividade em setores essenciais da indústria brasileira: os contratos já somam mais de R$ 300 milhões em receitas nos últimos 18 meses. E, em linha com o pilar ESG da companhia, pode-se observar impactos sociais importantes, como a inclusão digital de mais de 1,3 milhão de pessoas no campo e outras milhares em comunidades, escolas públicas e unidades de saúde, que ficam próximas às áreas cobertas.

Crédito das fotos: Valterci Santos.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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