Produtos premium são destaque para presentes no Dia das Mães

Produtos premium são destaque para presentes no Dia das Mães

Estudo do Ibevar- FIA aponta crescimento nas vendas de marcas como L’Occitane, 31,71%, Vivara, 28,89%, e Pandora, 23,26%

Levantamento do Ibevar – FIA Business School para o Dia das Mães de 2024 analisou a projeção de vendas dos 75 itens tradicionalmente mais comercializados na data comemorativa e revela tendência de crescimento nas vendas de itens premium e personalizados.

Em comparação com o último ano, as vendas de marcas como L’Occitane, Vivara e Pandora devem crescer, respectivamente, 31,71%, 28,89% e 23,26%. Também em alta como opção de presente para o Dia das Mães de 2024, a tendência de aumento nas vendas de porta-retratos é de cerca de 25%.

A pesquisa leva em consideração a disposição dos filhos em presentar suas mães ou pessoas que representem a figura materna. Dos 75 itens analisados pelo estudo, 19 deles, cerca de 25% do total, aparecem com previsão de crescimento nas vendas. A pesquisa identifica estabilidade para 5 opções de presentes e mais de 50% dos itens analisados, apontam para uma possível queda nas vendas para o Dia das Mães deste ano.

Entre os itens que apresentam maior percentual na tendência de queda nas vendas para a data comemorativa, estão livros de autoajuda, -63,64%, flores online, -51,22%, e almofadas decorativas, -41,38%. Essa projeção pode indicar uma saturação desses mercados ou uma mudança nas preferências dos consumidores. É possível que as mães estejam buscando formas mais práticas e interativas de receber conhecimento e suporte emocional, como aplicativos de meditação ou assinaturas de serviços de bem-estar.

Para Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Ibevar e professor da FIA Business School, “embora a taxa de juros do comércio tenha reduzido para 85% a.a. em 2024, ainda é um número muito alto. Somando a isso o ambiente de incerteza sobre o desempenho da economia nos próximos meses, temos a explicação dessa condição desfavorável para o comércio nessa próxima data comemorativa”.

No geral, os consumidores estarão mais propensos a investir em produtos premium de beleza e cuidados pessoais, itens que celebrem memórias afetivas, eletrodomésticos multifuncionais e smartphones de marcas específicas. As empresas que conseguirem se adaptar a essas tendências e oferecer produtos e experiências alinhados com as necessidades e desejos das mães, terão maiores chances de sucesso nessa data tão especial para o varejo nacional.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *