Aplicativo Menor Preço ajuda a economizar no presente de Dia das Mães

Aplicativo Menor Preço ajuda a economizar no presente de Dia das Mães

Ferramenta foi desenvolvida pela Celepar em parceria com a Secretaria da Fazenda

Com a chegada do Dia das Mães, no próximo domingo (12 de maio), para muitas pessoas o desafio é encontrar o presente ideal e que caiba no seu orçamento. O aplicativo Menor Preço, desenvolvido pela Celepar em parceria com a secretaria estadual da Fazenda, pode ajudar o consumidor a comparar preços de produtos em tempo real e economizar.

Ao acessar a plataforma, basta habilitar o GPS e digitar o nome do produto desejado — flores, cosméticos, livros, chocolates, itens de decoração ou quaisquer outros. Então, o app exibe uma lista com os preços do produto em cada estabelecimento comercial próximo. Outra opção é ler o código de barras usando o próprio celular.

Os valores são atualizados em tempo real, com base nas notas fiscais emitidas pelos estabelecimentos. “Em segundos, com o Menor Preço, o consumidor obtém todas as informações necessárias para decidir onde comprar o presente de Dia das Mães. É o aplicativo ideal para quem quer encontrar as melhores ofertas, seja nesta data especial ou no dia a dia”, diz André Ávila, um dos criadores do Menor Preço na Celepar.

Além dos itens, valores e nomes dos estabelecimentos, também é possível verificar a distância até o local e até traçar rotas com o auxílio de aplicativos de navegação GPS, como o Google Maps.

Outro recurso disponível são os filtros: o usuário consegue ordenar ou filtrar as opções de acordo com o preço do item ou a distância do estabelecimento. O app é gratuito e pode ser baixado pela Play Store (para dispositivos Android) ou App Store (para iOS).

Nota Paraná

O Menor Preço é interligado ao Nota Paraná, ou seja, a cada nota fiscal emitida por um estabelecimento, informações como o nome do comércio, o endereço, o produto vendido e o valor são repassadas em tempo real ao Menor Preço.

O consumidor, quando solicita a inclusão do CPF na nota fiscal, recebe uma parte do ICMS em forma de créditos. O valor pode ser transferido para uma conta bancária ou usado para abater parte do IPVA. Quem está cadastrado no programa concorre a prêmios mensais em dinheiro distribuídos por meio de sorteio.

Crédito da foto: Geraldo Bubniak/AEN

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *