Instalação de fábrica em Agudos do Sul vai favorecer crescimento econômico do município

Instalação de fábrica em Agudos do Sul vai favorecer crescimento econômico do município

Unidade fabril licenciada destinada à produção de malas para viagem proporcionará geração de empregos e o aumento da renda local

Com o anúncio da instalação de uma nova unidade fabril licenciada para operar em Agudos do Sul, no Paraná, a K1 Marketing & Investment, empresa focada no licenciamento de marcas, que reúne negócios em nível mundial, aponta uma retomada da produção de marcas de malas, entre as quais a Ika, nonagenária referência cúmplice de viagens e emoções de várias gerações de brasileiros.

A implantação da planta industrial, que deverá ocorrer entre outubro e dezembro de 2024, contribuirá com o desenvolvimento econômico local, por meio da geração de empregos e aumento da renda da cidade.

Segundo dados de 2021 do IBGE e Ipardes, fornecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Agudos do Sul, o município possui 10,2 mil habitantes, com um PIB (Produto Interno Bruto) per capita de R$ 22,7 mil. O PIB total do município corresponde a cerca de R$ 216,9 milhões, sendo que 37% do valor advém da agropecuária, seguido por participações dos serviços (32,9%) e da administração pública (23,8%).

O setor industrial corresponde a 6,3% do PIB, número que deverá ter um aumento substancial com as atividades da indústria licenciada pela K1 na localidade. “Nossa expectativa é que a instalação da fábrica de malas impulsione a economia local de maneira significativa, trazendo melhorias consideráveis na qualidade de vida dos nossos habitantes. A geração de empregos diretos e indiretos é um dos principais motores desse crescimento”, afirma Eduardo Zoellner Ribeiro, economista e secretário de desenvolvimento econômico de Agudos do Sul.

Postos de trabalho

A perspectiva é que sejam criados cerca de 65 novos postos de trabalho, além de favorecer a criação de empregos indiretos abrangendo setores como transporte, alimentação e serviços gerais. Além do aumento da renda local, o empreendimento traz uma série de impactos positivos para a comunidade como um todo, segundo o secretário. “Socialmente, a presença de uma empresa desse porte em Agudos do Sul pode estimular o crescimento de outras atividades comerciais e de serviços, melhorando a qualidade de vida de todos os residentes. Além disso, sabemos que a K1 possui projetos sociais em outras regiões, e esperamos que esses projetos também impactem positivamente a nossa comunidade, trazendo benefícios adicionais para Agudos do Sul”.

A K1 e a indústria licenciada chegam a Agudos do Sul após procurar pela Invest Paraná, agência de promoção e atração de investimentos do Governo do Estado, que localizou dentro de seu programa Invest Cidades o município, que poderia ter uma certa atratividade e receber essa indústria. O anúncio da nova unidade aponta uma retomada da produção da Ika em seu país de origem. “Atualmente temos fábricas licenciadas operando na China e no Paraguai. Marcas históricas como a IKA representam valores como Resiliência, Ética, Reciprocidade, Inovação e Tradição.

A instalação da nova unidade fabril licenciada no Paraná é uma aposta dos empreendedores no resgate da capacidade de produção nacional após décadas de total dependência apenas da importação afirma Laura Virmond, sócia da K1.

Jornada de 90 anos da marca Ika

Como resultado da determinação de imigrantes judeus que buscavam não apenas oportunidades, mas, acima de tudo, dignidade em suas novas vidas e nacionalidades, a Ika teve início em 1933, inicialmente como um pequeno negócio que produzia artefatos para viagens.

Foi registrada como marca em 1948 e se consolidou nos anos seguintes como um símbolo de sofisticação, elegância e estilo. Na década de 1960, a marca expandiu internacionalmente, alcançando significativa relevância no cenário nacional e internacional, até se consolidar como sinônimo de qualidade nos anos de 1970 e 1980.

O período seguinte a marca Ika enfrentou desafios e esteve temporariamente fora do mercado, até ser adquirida em 2004 pela K1 Marketing & Investment, que desenvolveu diversas linhas e reposicionou a marca Ika no setor, até que em 2018 teve início um processo de globalização, expandindo suas operações.

Atualmente, a K1 conta com licenciados industriais e de distribuição na China, no Brasil e no Paraguai. Da China, partem produtos para o Brasil e Espanha, enquanto a planta industrial no Paraguai produz para os países latino-americanos.

Com 90 anos completados, a Ika mantém sua aura de marca tradicional, mas direcionada para o futuro, prezando por sustentabilidade e emprego de novos recursos tecnológicos para fabricação dos produtos. Isso proporciona uma busca por materiais menos poluentes e sustentáveis e a conquista de uma inovação produtiva.

A K1 opera outras marcas, estas emergentes, como, por exemplo, Excel e a Jovial Guru KAN.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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