Prêmio Equilibrista 2024 está com inscrição de cases aberta

Prêmio Equilibrista 2024 está com inscrição de cases aberta

A premiação será no dia 17 de outubro e reconhece os executivos financeiros do Paraná que se destacaram no ano

A tradicional celebração, realizada pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Paraná, também conhecida como o Oscar das Finanças, o Prêmio Equilibrista 2024 chega a sua 39ª edição e acontece no dia 17 de outubro deste ano. O evento reconhece executivos financeiros do estado e valoriza talentos locais na busca por melhores soluções e inovações no setor.

Os profissionais interessados em concorrer ao Prêmio Equilibrista 2024 devem inscrever seus cases até o dia 31 de julho, no site do IBEF Paraná, detalhando os projetos e as ações implementadas, as mudanças de processos e a mensuração dos resultados alcançados. Para concorrer a categoria Equilibrista é preciso ser o head de Finanças na empresa onde trabalha e estar alocado no estado do Paraná.

“Enquanto Instituto que promove o desenvolvimento da comunidade financeira, entendo que temos o dever de prestigiar os profissionais que atingiram resultados incríveis em suas companhias, pois nos últimos anos, temos acompanhado a resiliência dos executivos financeiros em driblar as adversidades do cenário econômico, se mantendo firmes em seu compromisso com o futuro das organizações. Tenho certeza que além de reconhecer esses profissionais dedicados, estamos também incentivando toda a comunidade financeira em nosso estado”, destaca Ricardo Pereira, Presidente do IBEF Paraná.

“O Prêmio Equilibrista é uma iniciativa que celebra a excelência dos CFOs e profissionais da área de finanças em nosso estado, reconhecendo seus cases de sucesso, destacando o trabalho que realizam em suas instituições, e que também impacta toda a sociedade paranaense. Este reconhecimento não só enaltece o mérito individual, mas também fortalece toda a comunidade da área de finanças, promovendo uma cultura de inovação, eficiência e responsabilidade”, complementa Carlos Peres, 1º Vice-Presidente do IBEF Paraná.

Prêmio Revelação em Finanças

Em sua 7ª edição, o Prêmio Revelação em Finanças foi criado pelo IBEF Paraná para reconhecer e incentivar futuros CFOs. Essa categoria é destinada a profissionais da área de finanças que ainda não são heads de empresas. O prêmio visa fortalecer os profissionais em início de carreira, apresentando seus cases de sucesso para o mercado e identificando talentos.

Assim como o Prêmio Equilibrista, os cases para a categoria Revelação devem ser inscritos no site do Instituto, até 31 de julho, apresentando seu projeto e mensurando os resultados.

Escolha dos vencedores

Após receber as inscrições, o Comitê de Finanças do IBEF-PR avalia com base no protagonismo do executivo de finanças; na relevância para os stakeholders; na efetividade dos resultados; e na aderência à premiação. Na sequência, são escolhidos cinco cases candidatos à categoria Equilibrista e três para a categoria Revelação, em que os autores são convidados para defender o projeto em um encontro online aberto ao público. Só então, os finalistas passam pela votação, destinada apenas para os associados da instituição.

Em 2023

Na edição anterior, o Equilibrista 2023 foi conquistado por Bruna Hadad, CFO na empresa WAP. Ela recebeu o mérito por liderar a transformação completa da empresa, desde a cultura até o modelo de negócios. Com muita coragem e consistência na execução, um plano de reestruturação completo foi feito na companhia. Passando por bancos, crédito, fornecedores, clientes, produtos e canais. Desde então, foram alcançados grandes resultados, entre eles a multiplicação da receita da empresa em aproximadamente 10 vezes.

Na categoria Revelação em Finanças, o vencedor foi Marco Pitta, gerente de Controladoria, FP&A, Contabilidade e Tributos no Grupo Positivo. Ele apresentou um case relacionado a projeções financeiras estratégicas. Ao analisar a capacidade de aquisições da corporação, chegou a uma projeção a longo prazo de todos os negócios, avaliando por meio de indicadores econômicos oportunidades de crescimento. Considerou riscos financeiros, oportunidades e capacidade para crescimento com boa capacidade de geração de valor agregado ao acionista.

Os Destaques em Finanças 2023 foram André Lissner, CFO/RI da Farmácia e Drogaria Nissei S.A, em função do plano de crescimento e expansão executado na companhia. O projeto teve início em 2017 e se encerrou com a conclusão da estruturação do capital da empresa por meio de uma operação de CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários), normalizando o fluxo de pagamentos para os próximos anos. Mesmo diante da crise de crédito no início de 2023, a operação foi um sucesso, e em junho deste ano, a companhia captou R$ 250 mi.

Também José Roberto Scheller Jr, CFO na Helisul, que com sua liderança, implementou novas práticas de gestão que levaram à redução da dívida líquida em 24%, aumento da margem Ebitda em 87% e elevou o retorno para o acionista (ROE) em 10 vezes.

Neste ano, o evento conta com o patrocínio de Gaia, Silva e Gaede Advogados, Valore Elbrus, TOTVS, Grant Thornton e KPMG na cota ouro. Quartzo Capital e Accesstage na cota prata. Além da Gazeta do Povo como media partner.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *