Prêmio Equilibrista 2024 está com inscrição de cases aberta

A premiação será no dia 17 de outubro e reconhece os executivos financeiros do Paraná que se destacaram no ano
A tradicional celebração, realizada pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Paraná, também conhecida como o Oscar das Finanças, o Prêmio Equilibrista 2024 chega a sua 39ª edição e acontece no dia 17 de outubro deste ano. O evento reconhece executivos financeiros do estado e valoriza talentos locais na busca por melhores soluções e inovações no setor.
Os profissionais interessados em concorrer ao Prêmio Equilibrista 2024 devem inscrever seus cases até o dia 31 de julho, no site do IBEF Paraná, detalhando os projetos e as ações implementadas, as mudanças de processos e a mensuração dos resultados alcançados. Para concorrer a categoria Equilibrista é preciso ser o head de Finanças na empresa onde trabalha e estar alocado no estado do Paraná.
“Enquanto Instituto que promove o desenvolvimento da comunidade financeira, entendo que temos o dever de prestigiar os profissionais que atingiram resultados incríveis em suas companhias, pois nos últimos anos, temos acompanhado a resiliência dos executivos financeiros em driblar as adversidades do cenário econômico, se mantendo firmes em seu compromisso com o futuro das organizações. Tenho certeza que além de reconhecer esses profissionais dedicados, estamos também incentivando toda a comunidade financeira em nosso estado”, destaca Ricardo Pereira, Presidente do IBEF Paraná.
“O Prêmio Equilibrista é uma iniciativa que celebra a excelência dos CFOs e profissionais da área de finanças em nosso estado, reconhecendo seus cases de sucesso, destacando o trabalho que realizam em suas instituições, e que também impacta toda a sociedade paranaense. Este reconhecimento não só enaltece o mérito individual, mas também fortalece toda a comunidade da área de finanças, promovendo uma cultura de inovação, eficiência e responsabilidade”, complementa Carlos Peres, 1º Vice-Presidente do IBEF Paraná.
Prêmio Revelação em Finanças
Em sua 7ª edição, o Prêmio Revelação em Finanças foi criado pelo IBEF Paraná para reconhecer e incentivar futuros CFOs. Essa categoria é destinada a profissionais da área de finanças que ainda não são heads de empresas. O prêmio visa fortalecer os profissionais em início de carreira, apresentando seus cases de sucesso para o mercado e identificando talentos.
Assim como o Prêmio Equilibrista, os cases para a categoria Revelação devem ser inscritos no site do Instituto, até 31 de julho, apresentando seu projeto e mensurando os resultados.
Escolha dos vencedores
Após receber as inscrições, o Comitê de Finanças do IBEF-PR avalia com base no protagonismo do executivo de finanças; na relevância para os stakeholders; na efetividade dos resultados; e na aderência à premiação. Na sequência, são escolhidos cinco cases candidatos à categoria Equilibrista e três para a categoria Revelação, em que os autores são convidados para defender o projeto em um encontro online aberto ao público. Só então, os finalistas passam pela votação, destinada apenas para os associados da instituição.
Em 2023
Na edição anterior, o Equilibrista 2023 foi conquistado por Bruna Hadad, CFO na empresa WAP. Ela recebeu o mérito por liderar a transformação completa da empresa, desde a cultura até o modelo de negócios. Com muita coragem e consistência na execução, um plano de reestruturação completo foi feito na companhia. Passando por bancos, crédito, fornecedores, clientes, produtos e canais. Desde então, foram alcançados grandes resultados, entre eles a multiplicação da receita da empresa em aproximadamente 10 vezes.
Na categoria Revelação em Finanças, o vencedor foi Marco Pitta, gerente de Controladoria, FP&A, Contabilidade e Tributos no Grupo Positivo. Ele apresentou um case relacionado a projeções financeiras estratégicas. Ao analisar a capacidade de aquisições da corporação, chegou a uma projeção a longo prazo de todos os negócios, avaliando por meio de indicadores econômicos oportunidades de crescimento. Considerou riscos financeiros, oportunidades e capacidade para crescimento com boa capacidade de geração de valor agregado ao acionista.
Os Destaques em Finanças 2023 foram André Lissner, CFO/RI da Farmácia e Drogaria Nissei S.A, em função do plano de crescimento e expansão executado na companhia. O projeto teve início em 2017 e se encerrou com a conclusão da estruturação do capital da empresa por meio de uma operação de CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários), normalizando o fluxo de pagamentos para os próximos anos. Mesmo diante da crise de crédito no início de 2023, a operação foi um sucesso, e em junho deste ano, a companhia captou R$ 250 mi.
Também José Roberto Scheller Jr, CFO na Helisul, que com sua liderança, implementou novas práticas de gestão que levaram à redução da dívida líquida em 24%, aumento da margem Ebitda em 87% e elevou o retorno para o acionista (ROE) em 10 vezes.
Neste ano, o evento conta com o patrocínio de Gaia, Silva e Gaede Advogados, Valore Elbrus, TOTVS, Grant Thornton e KPMG na cota ouro. Quartzo Capital e Accesstage na cota prata. Além da Gazeta do Povo como media partner.