Ibef-Paraná divulga os vencedores do Prêmio Equilibrista 2024

Ibef-Paraná divulga os vencedores do Prêmio Equilibrista 2024
Diogo Benke é o vencedor do prêmio do Ibef-PR.

Premiação está marcada para o dia 17 de outubro

Em sua 39ª edição, o Prêmio Equilibrista 2024, realizado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef Paraná), acontece no próximo dia 17 de outubro, às 18h30, no tradicional Castelo do Batel. A premiação reconhece os profissionais que se destacaram com implementações e estratégias que transformaram positivamente as instituições em que atuam. Além disso, para dar destaque também aos futuros CFO’s, o Instituto criou também o Prêmio Revelação em Finanças, que está em sua 7ª edição.

Após uma minuciosa análise da comissão de especialistas e votação de membros do Instituto, o IBEF-PR anuncia Diogo Benke, CFO no Grupo Marista, como o grande vencedor do Oscar das Finanças no estado do Paraná, e que receberá o Prêmio Equilibrista 2024. são Dirceu Faria, head de Finanças na Supercampo S.A., e Francine Vidal de Souza, CFO na Tecverde Engenharia S.A. E por último, mas não menos importante, a reconhecida na categoria Revelação em Finanças é Ana Lucia Stupka Ferreira, gerente de Finanças na Gestamp Brasil Indústria de Autopeças.

“Os premiados são os grandes destaques da 39ª edição do Prêmio Equilibrista e merecem todo o nosso reconhecimento por seu trabalho brilhante, ético e que trouxe resultados muito positivos para suas instituições e também para toda a sociedade paranaense. Mas além disso, eles representam todos os profissionais paranaenses da área de finanças que diariamente superam desafios, encontram soluções e que contribuem para o crescimento de toda a comunidade no Paraná”, destaca Carlos Alexandre Peres, presidente do Ibef Paraná.

A escolha dos cases aconteceu por votação realizada pelos associados do Ibef Paraná e a consolidação dos votos foi feita pela PwC Brasil. “Temos a satisfação de participar do Prêmio Equilibrista pelo nono ano, fazendo parte da história deste Prêmio que se consolida como a principal condecoração aos profissionais de finanças do Paraná. Mais uma vez, nossa equipe procedeu à consolidação dos votos dos associados do Ibef-PR, em que pudemos comprovar a legitimidade, a solidez e confiabilidade deste importante projeto”, destaca Amanda Pinheiro Negendank, diretora na PwC Brasil.

O CFO no Grupo Marista, Diogo Benke, foi o grande vencedor do Prêmio Equilibrista 2024! Ele recebeu o mérito por liderar a reestruturação do grupo após a centralização da Rede Marista Brasil, coordenando projetos para manter a eficiência e reduzir custos operacionais. Foram implementados três projetos principais que resultaram em números expressivos, como o aumento de 43% na Receita Operacional Líquida (ROL) e uma melhoria de 556,38% na Geração Operacional de Caixa (GOC), além de outros valores muito positivos.

Dirceu Faria.

O head de Finanças na Supercampo S.A., Dirceu Faria, foi reconhecido na categoria Destaque em Finanças, por sua atuação liderando uma mudança de plataforma que foi crucial para o negócio da Supercampo. A organização passou a focar no cooperado, e não mais no B2C, saindo de um total de transações na plataforma de R$19,7 milhões para R$153,7 milhões, um crescimento de +677%. Este aumento de transações proporcionou um aumento de ticket médio superior a 31%, e uma melhora no EBITDA de 60%. Dirceu também liderou a criação do Código de Conduta e Anticorrupção.

Francine Vidal.

A CFO na Tecverde Engenharia S.A, Francine Vidal de Souza, foi reconhecida na categoria Destaque em Finanças, por conduzir um alinhamento estratégico com os stakeholders, estabelecimento e desdobramento de metas específicas para as melhorias desejadas, criação e monitoramento de KPIs estratégicos para medição constante da evolução e eventuais ajustes, além da definição de processos internos com a adoção de novas tecnologias, reestruturação de equipes, melhoria na comunicação interna e outras diversas ações que resultaram no primeiro lucro da história da empresa desde a sua fundação. Além disso, houve um crescimento da taxa de vendas de 265% em 2023, redução de 30% do custo/despesa fixa da empresa, melhorias nos indicadores financeiros de endividamento e muitas outras melhorias.

Ana Lucia Ferreira.

A gerente Financeira na Gestamp Brasil Indústria de Autopeças, Ana Lucia Stupka Ferreira, foi a grande revelação da comunidade financeira, sendo reconhecida na categoria Revelação em Finanças, por ter liderado a implementação de um modelo de gestão de centro de serviço compartilhado para o recebimento de notas fiscais e faturamento. A empresa enfrentava desafios para centralizar processos e reduzir custos elevados. Sendo assim, o projeto visou melhorar a padronização, aumentar a eficiência e precisão e reduzir custos. Os resultados foram extremamente positivos, gerando um alto nível de qualidade de serviço, processos padronizados e automatizados, otimização de custos operacionais, satisfação dos stakeholders, economia anual vitalícia superior a 3 milhões de reais e outras diversas melhorias.

Neste ano, o evento é apresentado pelo Safra. Na cota Diamante, o escritório Gaia Silva Gaede Advogados. Patrocinadores Ouro, Valore Elbrus, TOTVS, Grant Thornton e KPMG. Quartzo Capital e Accesstage na cota prata, além da Gazeta do Povo como media partner.

 

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *