Ibef-Paraná divulga os vencedores do Prêmio Equilibrista 2024
Diogo Benke é o vencedor do prêmio do Ibef-PR.
Premiação está marcada para o dia 17 de outubro
Em sua 39ª edição, o Prêmio Equilibrista 2024, realizado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef Paraná), acontece no próximo dia 17 de outubro, às 18h30, no tradicional Castelo do Batel. A premiação reconhece os profissionais que se destacaram com implementações e estratégias que transformaram positivamente as instituições em que atuam. Além disso, para dar destaque também aos futuros CFO’s, o Instituto criou também o Prêmio Revelação em Finanças, que está em sua 7ª edição.
Após uma minuciosa análise da comissão de especialistas e votação de membros do Instituto, o IBEF-PR anuncia Diogo Benke, CFO no Grupo Marista, como o grande vencedor do Oscar das Finanças no estado do Paraná, e que receberá o Prêmio Equilibrista 2024. são Dirceu Faria, head de Finanças na Supercampo S.A., e Francine Vidal de Souza, CFO na Tecverde Engenharia S.A. E por último, mas não menos importante, a reconhecida na categoria Revelação em Finanças é Ana Lucia Stupka Ferreira, gerente de Finanças na Gestamp Brasil Indústria de Autopeças.
“Os premiados são os grandes destaques da 39ª edição do Prêmio Equilibrista e merecem todo o nosso reconhecimento por seu trabalho brilhante, ético e que trouxe resultados muito positivos para suas instituições e também para toda a sociedade paranaense. Mas além disso, eles representam todos os profissionais paranaenses da área de finanças que diariamente superam desafios, encontram soluções e que contribuem para o crescimento de toda a comunidade no Paraná”, destaca Carlos Alexandre Peres, presidente do Ibef Paraná.
A escolha dos cases aconteceu por votação realizada pelos associados do Ibef Paraná e a consolidação dos votos foi feita pela PwC Brasil. “Temos a satisfação de participar do Prêmio Equilibrista pelo nono ano, fazendo parte da história deste Prêmio que se consolida como a principal condecoração aos profissionais de finanças do Paraná. Mais uma vez, nossa equipe procedeu à consolidação dos votos dos associados do Ibef-PR, em que pudemos comprovar a legitimidade, a solidez e confiabilidade deste importante projeto”, destaca Amanda Pinheiro Negendank, diretora na PwC Brasil.
O CFO no Grupo Marista, Diogo Benke, foi o grande vencedor do Prêmio Equilibrista 2024! Ele recebeu o mérito por liderar a reestruturação do grupo após a centralização da Rede Marista Brasil, coordenando projetos para manter a eficiência e reduzir custos operacionais. Foram implementados três projetos principais que resultaram em números expressivos, como o aumento de 43% na Receita Operacional Líquida (ROL) e uma melhoria de 556,38% na Geração Operacional de Caixa (GOC), além de outros valores muito positivos.
O head de Finanças na Supercampo S.A., Dirceu Faria, foi reconhecido na categoria Destaque em Finanças, por sua atuação liderando uma mudança de plataforma que foi crucial para o negócio da Supercampo. A organização passou a focar no cooperado, e não mais no B2C, saindo de um total de transações na plataforma de R$19,7 milhões para R$153,7 milhões, um crescimento de +677%. Este aumento de transações proporcionou um aumento de ticket médio superior a 31%, e uma melhora no EBITDA de 60%. Dirceu também liderou a criação do Código de Conduta e Anticorrupção.
A CFO na Tecverde Engenharia S.A, Francine Vidal de Souza, foi reconhecida na categoria Destaque em Finanças, por conduzir um alinhamento estratégico com os stakeholders, estabelecimento e desdobramento de metas específicas para as melhorias desejadas, criação e monitoramento de KPIs estratégicos para medição constante da evolução e eventuais ajustes, além da definição de processos internos com a adoção de novas tecnologias, reestruturação de equipes, melhoria na comunicação interna e outras diversas ações que resultaram no primeiro lucro da história da empresa desde a sua fundação. Além disso, houve um crescimento da taxa de vendas de 265% em 2023, redução de 30% do custo/despesa fixa da empresa, melhorias nos indicadores financeiros de endividamento e muitas outras melhorias.
A gerente Financeira na Gestamp Brasil Indústria de Autopeças, Ana Lucia Stupka Ferreira, foi a grande revelação da comunidade financeira, sendo reconhecida na categoria Revelação em Finanças, por ter liderado a implementação de um modelo de gestão de centro de serviço compartilhado para o recebimento de notas fiscais e faturamento. A empresa enfrentava desafios para centralizar processos e reduzir custos elevados. Sendo assim, o projeto visou melhorar a padronização, aumentar a eficiência e precisão e reduzir custos. Os resultados foram extremamente positivos, gerando um alto nível de qualidade de serviço, processos padronizados e automatizados, otimização de custos operacionais, satisfação dos stakeholders, economia anual vitalícia superior a 3 milhões de reais e outras diversas melhorias.
Neste ano, o evento é apresentado pelo Safra. Na cota Diamante, o escritório Gaia Silva Gaede Advogados. Patrocinadores Ouro, Valore Elbrus, TOTVS, Grant Thornton e KPMG. Quartzo Capital e Accesstage na cota prata, além da Gazeta do Povo como media partner.