Paranaense Watch Brasil aumenta receita em 70% e traz novidades com novas parcerias

Paranaense Watch Brasil aumenta receita em 70% e traz novidades com novas parcerias
Maurício Almeida.

Novo portfólio passa a integrar canais lineares da Disney e programação de regional da Globo em 20 localidades

A Watch Brasil, hub de conteúdo líder para provedores de internet no mercado brasileiro, anuncia uma série de novidades para o mercado no Connect Watch, evento exclusivo da marca voltado a parceiros de negócios e potenciais clientes da companhia. Entre as principais novidades estão a expansão do portfólio com a inclusão de conteúdos de afiliadas da Globo e canais lineares da Disney, o lançamento do Awdio, plataforma de streaming de música, e a introdução dos canais FAST (Free Ad-Supported Television), um novo modelo de negócios que visa aumentar o engajamento e a rentabilidade da base de ISPs parceiros.

Em 2024, a Watch Brasil dobrou sua receita em comparação ao ano anterior. Até setembro, o crescimento foi de 71%, com uma projeção de fechar o ano com um aumento total de 80%. A empresa também apresentou resultados sólidos no segmento de ISPs (provedores de internet), onde já conta com aproximadamente 1.463 provedores, e a expectativa é atingir 1.800 até o fim do ano.

“Nosso foco principal é agregar valor aos serviços das ISPs, aumentando o ticket médio de nossos parceiros e oferecendo mais soluções de entretenimento para seus assinantes. Nosso investimento em tecnologia, que é um dos diferenciais da nossa empresa desde o dia 1, continua sendo destaque, nos colocando como o parceiro ideal para ISPs que desejam alavancar seus negócios”, afirma Maurício Almeida, presidente da empresa. 

Além disso, a Watch reforçou sua parceria com gigantes do entretenimento, como Globo e Disney, ampliando o portfólio de conteúdo disponível na plataforma e consolidando-se como uma opção robusta e diversificada para provedores e consumidores.

O cronograma de novas praças para as afiliadas Globo se inicia no dia 30 de outubro, com a entrada da Globo RJ, TV Clube (PI), TV Integração Juiz de Fora (MG) e TV Vanguarda São José (SP). No dia 31 de dezembro, passam a integrar o sistema a TV Diário (CE) e a TV Vanguarda Taubaté (SP).

Recentemente, o sinal de streaming da Watch foi disponibilizado para as afiliadas da Globo em praças como Globo SP, Inter – TV Alto Litoral, TV Planície, TV Serra Mar – e TV Rio Sul (RJ), RPC – Cascavel, Curitiba, Londrina, Maringá, Paranavaí, Ponta Grossa (PR), TV Liberal Castanhal (PA), TV Morena Corumbá (MS) e TV Verdes Mares (CE). Há, ainda, um cronograma arrojado para a inserção de novas afiliadas para o final de 2024 e todo o ano de 2025.

Para os canais lineares da Disney, a previsão é que os assinantes tenham acesso a partir de 20 de novembro. Ao todo 12 canais passam a fazer parte do portfólio da Watch para assinantes, com ESPN, ESPN 2, ESPN 3, ESPN 4, ESPN 5, ESPN 6, Disney Channel, Baby TV, Star Channel, FX, Cine Canal e National Geographic Channel, divididos entre os pacotes família UP e Power (que possuem categorias de Power Sports, Power+ cine sports e Power completo).

André Santini, CMO da Watch Brasil (2).jpg
André Santini.

“A Globo já é nossa parceira ao trazer a programação aberta e fechada para nosso portfólio. A progressão do sinal aberto da Globo, com a particularidade das afiliadas é, sem dúvida, um diferencial do nosso produto,  devido à capilaridade geográfica do Brasil e que leva junto a qualificação de outros parceiros de conteúdo que temos em nosso portfólio. Em conjunto, oferecemos cada vez mais qualidade e segurança aos ISPs., que agora contarão, também, com Disney e ESPN. Com isso a Watch fecha um mapa de opções que atende uma maior diversificação de ISPs, bem como suas respectivas bases de assinantes”, explica André Santini, CMO da Watch Brasil.

Lançamento da Awdio

Entre os destaques do evento, a Watch Brasil também oficializa o lançamento do Awdio, sua nova plataforma de streaming de música, que já está disponível ao público no endereço www.awdio.com.br.

A solução oferece aos provedores de internet uma forma de aumentar o valor percebido pelos assinantes, adicionando um Serviço de Valor Agregado (SVA) de baixo custo e tornando o pacote de entretenimento mais completo.

Para estruturar essa nova operação, a companhia nasce sob o comando de Daniel Almeida, que passa a ocupar o cargo de CEO.

“A Awdio representa uma oportunidade inovadora de digitalização, permitindo que elas alcancem novos públicos e gerenciem seus conteúdos de forma totalmente online e sem custos de infraestrutura. Estamos trazendo uma solução acessível e eficiente para rádios que buscam expandir sua presença no ambiente digital”, destaca o executivo da Awdio.

“A nossa expectativa é que a Awdio se torne para o setor de rádio o que a Watch Brasil já representa para as IPSs no Brasil: uma referência em streaming. Desenvolvemos um produto próprio, com a expertise da tecnologia que já oferecemos na Watch, vanguarda brasileira no desenvolvimento de soluções para streaming.”, explica Daniel, destacando que a interação entre ouvintes e assinantes com as rádios será um dos diferenciais dos usuários, criando uma conexão dinâmica entre as partes.

Lançamento dos canais FAST

Outro lançamento relevante que a Watch traz ao mercado é a chegada dos canais FAST, uma nova proposta de canais de televisão gratuitos, sustentados por anúncios,. Há negociações em aberto para trazer conteúdos como Acelerados, Manual do Mundo, Fit Dance, Whe Play e Canal do Artesanato.

Essa nova vertente do negócio oferece vantagens estratégicas tanto para aquisição de novos clientes quanto para retenção da base atual. “A ideia é usar o FAST como uma primeira experiência para novos clientes e um facilitador para para futuras vendas de conteúdos da Watch, além de ser uma ferramenta poderosa para ações de recall e redução de churn em clientes que já estejam na nossa base. Com campanhas de rentabilização via anúncios, podemos manter os clientes conectados à plataforma sem custo adicional”, explica Carlos Mendes, CEO da Watch Brasil.

Expectativas para 2025

Visando um ano de  2025 ainda mais próspero, a Watch Brasil prevê basear seu crescimento com um foco mais direcionado. A estratégia passa a priorizar o aumento da receita da base de clientes existente, sem deixar de lado a expansão.

Além disso, a Watch Labs, braço de tecnologia da empresa que prevê a venda de tecnologia da empresa para o mercado internacional, tomará maior protagonismo, especialmente com o fortalecimento das operações para fora do Brasil.

“Queremos cada vez mais nos solidificar como o parceiro essencial para ISPs que desejam entregar mais valor e diversificar suas ofertas de entretenimento, com soluções que atendem às necessidades de um mercado cada vez mais digital e competitivo”, finaliza o presidente da Watch Brasil.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *