Ceia de Natal dos brasileiros terá alta nos preços dos produtos importados

Ceia de Natal dos brasileiros terá alta nos preços dos produtos importados

Custo de espumantes e uvas-passas sofrerão influência do comércio global e da logística internacional

À medida que as festividades se aproximam, fatores internos e externos do comércio global começam a pesar sobre o preço dos produtos natalinos. Poucos sabem, mas alguns itens clássicos da ceia de Natal, como espumantes e uvas-passas, dependem diretamente do comércio exterior para chegar à mesa dos brasileiros. Por exemplo, enquanto as uvas-passas chegam em sua maioria da Argentina (79%), Irã e Uzbequistão, os espumantes vêm majoritariamente da França (64%), com complementos da Espanha e Itália.

Um estudo recente da Logcomex, empresa líder em soluções tecnológicas para planejamento, monitoramento e automação de operações do comércio global, revelou que, de janeiro a setembro de 2024, o valor FOB (Free on Board) dos espumantes importados pelo Brasil subiu 17%, alcançando US$ 28,3 milhões em comparação com o mesmo período de 2023. Produtos mais específicos, como os espumantes tipo champagne, registraram um aumento ainda mais expressivo, de 30%, atingindo US$ 16,2 milhões.

Já as uvas-passas, ingrediente essencial em pratos como panetones e o tradicional arroz à grega, também apresentaram aumentos expressivos. Nesse mesmo período, o valor FOB das importações chegou a US$ 39,3 milhões, 15% a mais do que no ano anterior. Em termos de volume, as importações passaram sutilmente de 20,3 mil para 20,6 mil toneladas, reforçando que a elevação de preços é mais influenciada pelo custo do produto do que pela quantidade importada.

Helmuth Hofstatter, CEO da Logcomex, explica que a dependência de insumos importados faz com que o preço desses produtos seja sensível a fatores externos. “A cada ano, os itens clássicos de Natal têm ficado mais caros para o consumidor brasileiro, resultado direto das dificuldades enfrentadas pelo comércio global. Neste ano, fatores como greves nos portos e a alta nos fretes marítimos, somados ao aumento do uso do modal rodoviário, adicionaram uma pressão significativa nos preços dos produtos importados,” comenta ele.

Importância dos portos e o caminho dos itens da ceia

Do cultivo nas vinícolas e pomares internacionais até as prateleiras dos supermercados no Brasil, o trajeto dos itens que compõem a ceia natalina passa por um intermediador essencial: os portos brasileiros. O Porto de Rio Grande, por exemplo, lidera o desembarque de espumantes, representando 31% do valor FOB importado, seguido por Santos (24%) e Rio de Janeiro (10%). Para as uvas-passas, os pontos de desembarque se concentram em Foz do Iguaçu (43% do valor importado), São Borja e Santos.

Esses produtos chegam ao Brasil principalmente pelo modal marítimo, que, apesar de uma leve redução no uso – de 85% em 2023 para 80% em 2024 – ainda predomina nas importações natalinas. O transporte rodoviário, que teve crescimento e representa 76,4% das importações de uvas-passas, conecta os portos aos centros de distribuição, garantindo que os produtos estejam disponíveis para as festas.

Nesse aspecto, a tecnologia surge como uma aliada essencial para otimizar as operações e tornar o comércio mais acessível e competitivo. Soluções inovadoras, como o NCM Intel da Logcomex, permitem que empresas mapeiem novos fornecedores e acompanhem as importações da concorrência, obtendo um panorama preciso do volume de produtos e das rotas comerciais. Assim, a tecnologia se consolida como uma chave para transformar as práticas comerciais e contribuir para que produtos tradicionais estejam cada vez mais acessíveis às famílias brasileiras.

“Em um cenário global cada vez mais desafiador, garantir a chegada desses itens é como manter viva a tradição. Cada produto na mesa de Natal conta a história de um esforço logístico cuidadoso para que, mesmo diante de obstáculos, as famílias brasileiras possam celebrar seus costumes.” finaliza Helmuth.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *