Mais da metade dos brasileiros pretendem usar parte do 13º salário para fazer compras nesta Black Friday
Coincidência de pagamento do benefício com a Black Friday aumenta o poder de compra dos consumidores e fomenta a antecipação das compras de Natal
A Black Friday está cada vez mais consolidada como um momento estratégico para os brasileiros. Segundo levantamento realizado pelo Mercado Pago, banco digital do Grupo Mercado Livre, 87% dos brasileiros afirmaram que pretendem antecipar as compras de Natal durante a data, aproveitando os descontos da data. O estudo, que contou com mais de 21 mil respondentes, na primeira quinzena de novembro, também revelou que mais da metade dos consumidores (54%) pretendem destinar parte do 13º salário para essas compras.
O levantamento faz parte do projeto Meli Trends, que contempla boletins de informações com insights do ecossistema do Grupo Mercado Livre, como termômetro do comportamento de consumo na Black Friday, que se iniciou com o estudo “Panorama do Consumo da Black Friday 2024”, e que irá ainda trazer informações inéditas sobre a data do varejo nos dias 28 e 29 de novembro.
De acordo com o estudo, os brasileiros pretendem antecipar as compras de Natal, sendo que 33% esperam investir até R$ 500, enquanto 24% planejam desembolsar até R$ 1.000. Há ainda 21% que planejam destinar até R$ 2.000. Os dados evidenciam um comportamento voltado para compras mais planejadas e com bons descontos neste fim de ano.
“Os consumidores estão demonstrando um comportamento mais estratégico, aproveitando a Black Friday para antecipar compras de Natal. A combinação de descontos atrativos com a chegada do 13º impulsiona esse movimento, uma vez que gera maior poder de compra aos brasileiros”, afirma Pethra Ferraz, vice-presidente de Marketing do Mercado Pago para América Latina.
Uso do 13º salário nas compras da Black Friday
Entre os 54% dos entrevistados que irão destinar parte deste benefício na Black Friday, 2 a cada 10 dos entrevistados (21%) pretendem destinar de 10% a 30% do benefício às compras. Já entre as categorias mais procuradas pelos consumidores, Moda (mencionado por 27% dos respondentes) aparece como líder de intenção de compras. Já na segunda posição, há um empate entre itens de supermercado (23%) e artigos de casa, móveis e decoração, ambos mencionados por 23% dos entrevistados.
Na sequência aparecem os eletrodomésticos, categoria escolhida por 22% dos respondentes. Além disso, a pesquisa mostra que o destino do 13º salário demonstra um comportamento financeiro que passou por planejamento: enquanto 23% pretendem guardar ou investir o valor e 28% devem usá-lo para organizar o orçamento.
Iniciativas do Mercado Pago
O Mercado Pago também irá levar descontos e benefícios exclusivos à sua base de clientes. Estão sendo oferecidos 75% mais cupons do que em 2023, o que representa um investimento de cerca de R$ 15 milhões. As ações acontecem ao longo de todo o mês de novembro com promoções exclusivas para pagamento com cartão de crédito, linhas de crédito e saldo em conta.
Outro destaque é que pela primeira vez em uma Black Friday, os usuários do Mercado Pago terão a oportunidade de testar a nova ferramenta para análise de crédito em tempo real. Recurso disponível para quem adota o Open Finance, é possível também graças ao modelo de machine learning que analisa mais de 2 mil variáveis de um usuário para definição da oferta de crédito.
“Queremos reforçar que o Mercado Pago é a melhor opção para aproveitar a Black Friday junto ao maior e-commerce da América Latina, e os consumidores têm mais possibilidades ao escolherem gerenciar seu orçamento e aproveitar promoções de forma consciente, otimizando suas compras e se preparando para as festas de fim de ano, como mostra a pesquisa”, explica Pethra.