Mais da metade dos brasileiros pretendem usar parte do 13º salário para fazer compras nesta Black Friday

Mais da metade dos brasileiros pretendem usar parte do 13º salário para fazer compras nesta Black Friday

Coincidência de pagamento do benefício com a Black Friday aumenta o poder de compra dos consumidores e fomenta a antecipação das compras de Natal

A Black Friday está cada vez mais consolidada como um momento estratégico para os brasileiros. Segundo levantamento realizado pelo Mercado Pago, banco digital do Grupo Mercado Livre, 87% dos brasileiros afirmaram que pretendem antecipar as compras de Natal durante a data, aproveitando os descontos da data. O estudo, que contou com mais de 21 mil respondentes, na primeira quinzena de novembro, também revelou que mais da metade dos consumidores (54%) pretendem destinar parte do 13º salário para essas compras.

O levantamento faz parte do projeto Meli Trends, que contempla boletins de informações com insights do ecossistema do Grupo Mercado Livre, como termômetro do comportamento de consumo na Black Friday, que se iniciou com o estudo “Panorama do Consumo da Black Friday 2024”, e que irá ainda trazer informações inéditas sobre a data do varejo nos dias 28 e 29 de novembro.

De acordo com o estudo, os brasileiros pretendem antecipar as compras de Natal, sendo que 33% esperam investir até R$ 500, enquanto 24% planejam desembolsar até R$ 1.000. Há ainda 21% que planejam destinar até R$ 2.000. Os dados evidenciam um comportamento voltado para compras mais planejadas e com bons descontos neste fim de ano.

“Os consumidores estão demonstrando um comportamento mais estratégico, aproveitando a Black Friday para antecipar compras de Natal. A combinação de descontos atrativos com a chegada do 13º impulsiona esse movimento, uma vez que gera maior poder de compra aos brasileiros”, afirma Pethra Ferraz, vice-presidente de Marketing do Mercado Pago para América Latina.

Uso do 13º salário nas compras da Black Friday

Entre os 54% dos entrevistados que irão destinar parte deste benefício na Black Friday, 2 a cada 10 dos entrevistados (21%) pretendem destinar de 10% a 30% do benefício às compras. Já entre as categorias mais procuradas pelos consumidores, Moda (mencionado por 27% dos respondentes) aparece como líder de intenção de compras. Já na segunda posição, há um empate entre itens de supermercado (23%) e artigos de casa, móveis e decoração, ambos mencionados por 23% dos entrevistados.

Na sequência aparecem os eletrodomésticos, categoria escolhida por 22% dos respondentes. Além disso, a pesquisa mostra que o destino do 13º salário demonstra um comportamento financeiro que passou por planejamento: enquanto 23% pretendem guardar ou investir o valor e 28% devem usá-lo para organizar o orçamento.

Iniciativas do Mercado Pago

O Mercado Pago também irá levar descontos e benefícios exclusivos à sua base de clientes. Estão sendo oferecidos 75% mais cupons do que em 2023, o que representa um investimento de cerca de R$ 15 milhões. As ações acontecem ao longo de todo o mês de novembro com promoções exclusivas para pagamento com cartão de crédito, linhas de crédito e saldo em conta.

Outro destaque é que pela primeira vez em uma Black Friday, os usuários do Mercado Pago terão a oportunidade de testar a nova ferramenta para análise de crédito em tempo real. Recurso disponível para quem adota o Open Finance, é possível também graças ao modelo de machine learning que analisa mais de 2 mil variáveis de um usuário para definição da oferta de crédito.

“Queremos reforçar que o Mercado Pago é a melhor opção para aproveitar a Black Friday junto ao maior e-commerce da América Latina, e os consumidores têm mais possibilidades ao escolherem gerenciar seu orçamento e aproveitar promoções de forma consciente, otimizando suas compras e se preparando para as festas de fim de ano, como mostra a pesquisa”, explica Pethra.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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