É vantajoso ter logística própria nas vendas de fim de ano via marketplace?

É vantajoso ter logística própria nas vendas de fim de ano via marketplace?

Na semana da Black Friday e a aproximação do Natal, as compras online têm crescido significativamente. Um levantamento recente da Cuponomia mostrou que grande parte dos consumidores devem aproveitar a Black Friday inclusive para antecipar as compras de Natal. Com isso, a logística desempenha um papel crucial no sucesso das operações, assegurando que os produtos cheguem aos clientes de forma rápida e eficiente.

De acordo com uma pesquisa do Instituto de Logística (ILOS), o mercado de logística no Brasil se modernizou e algumas das tecnologias mais adotadas atualmente incluem a Inteligência Artificial, utilizada por 41% das empresas e o monitoramento em tempo real de frotas, presente em 62% das companhias. Essas inovações refletem a busca do setor por mais eficiência e controle operacional.

Por isso, decidir entre manter uma logística própria ou terceirizar esse serviço envolve vários fatores de controle de eficiência e essa decisão é um dilema enfrentado por muitas empresas. Rodrigo Garcia, especialista em logística da Petina Soluções Digitais, compartilha sua visão sobre essa escolha estratégica.

“A logística própria oferece um nível de controle que muitas empresas valorizam, pois permite personalizar processos e ajustar estratégias conforme necessário. Essa flexibilidade pode resultar em uma experiência de entrega mais alinhada com a marca e um contato mais próximo com os clientes”, destaca Rodrigo Garcia.

Em 2020, as restrições de mobilidade forçaram muitos negócios a buscar novas maneiras de entregar seus produtos. Com isso, empresas de logística ampliaram seus serviços, permitindo que pequenos negócios alcançassem regiões antes inacessíveis.

Mesmo após o relaxamento dessas restrições, o público adotou de vez a conveniência do delivery, levando as empresas a perceberem a importância de uma logística mais eficiente e estruturada para atender a uma demanda cada vez mais variada. Escolher entre ter uma logística própria ou terceirizar, requer analisar os prós e contras de cada formato.

Logística interna permite controle mais eficiente

Entre os principais benefícios de uma logística interna estão o controle total sobre o processo, a possibilidade de adaptação rápida e a oportunidade de fortalecer a marca por meio de uma experiência de entrega personalizada. No entanto, Garcia ressalta que essa opção vem com desafios: “Gerir a própria logística exige um investimento considerável em infraestrutura e pessoal, além de uma operação que precisa ser altamente eficiente para evitar atrasos e falhas.”

A complexidade da gestão interna pode se tornar um obstáculo, especialmente durante períodos de alta demanda. “As empresas que optam por essa abordagem devem estar preparadas para lidar com os riscos operacionais e os custos significativos que envolvem manutenção e expansão de armazéns e frota”, acrescenta Garcia.

Logística terceirizada x eficiência operacional

Por outro lado, recorrer a empresas especializadas em soluções logísticas pode trazer benefícios substanciais. “Contratar uma empresa com expertise na área garante maior eficiência operacional e reduz os riscos de falhas, além de permitir que o negócio se concentre em seu core business,” conclui Garcia.

A decisão sobre a melhor estratégia logística deve ser pautada por uma análise cuidadosa das necessidades e capacidades da empresa, buscando sempre o equilíbrio entre custo, controle e eficiência.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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