O Boticário é a primeira rede de franquias a receber Selo de Reconhecimento do Ecad

O Boticário é a primeira rede de franquias a receber Selo de Reconhecimento do Ecad

Com mais de 3,5 mil lojas em todo o país, grupo mantém o pagamento do direito autoral em dia

A música é um componente importante para proporcionar um ambiente agradável na experiência de consumo em um estabelecimento comercial. O Boticário não só aposta na música em suas estratégias de marketing sensorial, como também respeita os criadores musicais. Com mais de 3,5 mil lojas em todo o Brasil, o grupo será a primeira rede de franquias a receber o Selo de Reconhecimento do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), lançado nacionalmente no ano passado. A marca do segmento de beleza e perfumaria será contemplada com a certificação por realizar o pagamento dos direitos autorais de execução pública ao disponibilizar para os seus clientes a sonorização musical de suas lojas, seja por meio de streaming, rádio ou televisão.

“A música é uma ferramenta poderosa para que lojas e estabelecimentos comerciais possam se conectar com seus públicos. O Boticário, como uma das maiores redes do mercado de beleza do país, dá um exemplo importante de respeito ao trabalho de compositores e artistas e de valorização da música, que é uma aliada em seus negócios”, disse Isabel Amorim, superintendente executiva do Ecad.

O Boticário receberá do Ecad o Selo de Reconhecimento em formato digital e o grupo vai preparar um spot de áudio, que será veiculado em suas lojas para destacar a importância da música e seu compromisso com a Lei do Direito Autoral (9.610/98).

O Selo de Reconhecimento do Ecad foi lançado no ano passado e iniciou a sua certificação pelo segmento de Shows, com festivais e eventos adimplentes, como The Town, Lollapalooza, Virada Cultural de São Paulo, Expo Carnaval Brazil, Verão Maior Paraná 2024 e outros. Este ano, a campanha passou a atender outros segmentos que utilizam música em seus negócios, como é o caso de estabelecimentos comerciais.

O objetivo do Ecad é ampliar a conscientização sobre a importância do pagamento dos direitos autorais e aumentar a adimplência no território nacional, já que os direitos autorais são essenciais para todos que vivem de suas criações e de sua arte. O selo é um reconhecimento às empresas e pessoas que respeitam e valorizam o trabalho artístico, mantendo regulares seus pagamentos à classe artística musical por meio do Ecad.

Todas as pessoas físicas e jurídicas que utilizam música publicamente, como lojas, academias de ginástica, bares, cinemas, emissoras de rádio e televisão, plataformas de streaming, prefeituras, promotores de shows e demais canais e espaços, devem pagar os direitos autorais de música. Esse pagamento deve ser feito previamente à utilização musical e garante o uso livre de toda e qualquer canção.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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