Com projeção de movimentar mais de R$ 200 bilhões, setor de shopping deve encerrar o ano com faturamento recorde

Com projeção de movimentar mais de R$ 200 bilhões, setor de shopping deve encerrar o ano com faturamento recorde

Com 639 shoppings em operação, 462 milhões de visitantes mensais e mais de 1 milhão de empregos diretos gerados, shopping centers preveem expansão 

O setor de shopping centers no Brasil caminha para um novo recorde de faturamento em 2024, com projeções que ultrapassam R$ 201,7 bilhões em negócios gerados, crescimento de 3,6% em relação ao desempenho de 2023. Os dados são da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), que apontou também recorde no ano passado, quando o setor alcançou R$ 194,7 bilhões, aumento de 1,5% em comparação a 2022. Esses números consolidam a recuperação do segmento após a pandemia, impulsionados por estratégias de diversificação de serviços e o investimento em novos empreendimentos que atendem não apenas áreas centrais mas que levam comodidades a bairros estratégicos.

Atualmente, o setor tem 639 empreendimentos, mais de 121 mil lojas e registra uma média de 462 milhões de visitantes por mês. Os  dados da Abrasce mostram também que o segmento gera mais de 1 milhão de empregos diretos e tem 17,8 milhões de metros quadrados de área bruta locável.

O Censo Brasileiro de Shopping Centers, realizado pela Abrasce, destaca ainda que 25% das empresas do setor planejam expansão em 2025, reflexo da confiança no crescimento econômico e do aumento da demanda por espaços comerciais e de lazer. Seguindo essa tendência, novos projetos estão sendo inaugurados em diversas regiões do país, com destaque para o Passeio São Vicente, em Itajaí (SC), que será inaugurado em março do próximo ano.

Com localização estratégica no bairro São Vicente, um dos mais populosos do município que detém o maior PIB do estado, perto do centro e de áreas industriais, o empreendimento se posiciona como um hub de saúde, lazer e serviços, projetado para atender tanto os mais de 86 mil moradores do bairro quanto visitantes de toda a região. Entre as operações já confirmadas está a Selfit, uma das maiores redes de academias da América Latina, que abrirá suas portas junto com a inauguração do mall.

“Ao idealizarmos o Passeio São Vicente, nosso objetivo é potencializar ainda mais o desenvolvimento econômico de Itajaí, uma das cidades mais ricas do Brasil, com um PIB que ultrapassa R$ 47 bilhões e um dos maiores índices de crescimento do país. O bairro São Vicente, por sua vez, é estratégico para esse avanço, com sua alta densidade populacional e vocação comercial. Nosso objetivo é oferecer um espaço moderno que integre saúde, lazer e serviços de qualidade e, com isso, atrair investimentos e gerar novas oportunidades”, destaca Jeferson Ferrão, diretor do Passeio São Vicente.

Mais um atrativo do Passeio São Vicente será sua praça de alimentação, planejada para oferecer experiências gastronômicas diversificadas. As opções vão desde pratos saudáveis e contemporâneos até receitas tradicionais e populares, valorizando a cultura local e proporcionando um espaço de convivência acolhedor. O empreendimento se compromete a atender os mais variados perfis de consumidores e com isso fortalecer a integração entre comércio, lazer e entretenimento.

Para investidores interessados, mais informações sobre o projeto podem ser encontradas no site oficial: www.passeiosv.com.br.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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