Estudo aponta que 89% dos novos gerentes não estão devidamente preparados para promoção

Estudo aponta que 89% dos novos gerentes não estão devidamente preparados para promoção

Especialista elenca três etapas-chave para criação dessa cultura de mentoria

Um dos maiores desafios dos líderes atualmente está em criar um ecossistema de aprendizagem voltado à formação e capacitação de novos gestores nas companhias, dos mais diferentes setores. Um dos motivos pode ser as dificuldades de engajar a nova geração em um cenário em que muitos profissionais almejam com moderação a já não tão sonhada liderança.

O estudo intitulado ‘Tendências Gestão de Pessoas 2024’, realizado pela Great Place to Work (GPTW), joga luz sobre o tema. O relatório aponta que o desenvolvimento de líderes é a prioridade de gestão para mais de 90% das empresas. Outro dado também elucida o mesmo desafio: segundo pesquisa do Gartner, que contou com 500 líderes de RH de 40 países, entre as oportunidades – e desafios – que a área de pessoas terá em 2024 está o desenvolvimento de líderes.

Para Valéria Pimenta, especialista em análise comportamental e desenvolvimento de liderança, além de mentora comportamental e coach de executivos, é necessário, antes de tudo, que os líderes criem suas próprias agendas de liderança. “É comum notar que, sugados pelo dia a dia e operação, muitos profissionais em cargos estratégicos, por vezes, no topo da pirâmide, não possuem clareza sobre suas prioridades”, diz.

A mentora acredita que, por vezes, esses profissionais se deixam ser absorvidos fortemente pelo dia a dia – seja por excesso de controle, microgestão ou falta de confiança nos times. “Os líderes precisam ter em mente que há uma missão importante para com os liderados: ser o agente de mudanças estratégicas”.

Preparados, mas não tanto

O relatório CEO Leadership Report 2023, da DDI World, também traz um número alarmante. Hoje, segundo o estudo, mais de 89% dos novos gerentes não estão devidamente preparados para a sua promoção. “Ou seja, quase nove a cada dez gerentes são ‘conduzidos’ para as suas estratégicas funções sem o cuidado necessário – como mostra o relatório”, lembra Valéria.

A especialista elenca as três principais etapas para iniciar o desenvolvimento e a capacitação dos novos gestores:

  1. Reflexão: direção é melhor que velocidade. Antes de agir, é vital investir no diagnóstico sobre o atual momento. Avaliar com cautela acertos e erros ao longo desse ciclo será de grande valia para o passo seguinte. Identificar a maturidade da equipe, o tempo dedicado a alinhamentos e suportes ao time, e qual modelo de gestão o líder tem praticado na maior parte do tempo pode trazer luz para o plano de ação a ser implementado;
  2. Hora de planejar: partindo da premissa que a etapa anterior terá um diagnóstico assertivo, a fim de identificar lacunas e falhas, é vital estabelecer e acompanhar indicadores de gestão para que o planejamento também não fique ‘solto’. Elencar fases para a execução é fundamental para avaliar a evolução e, mais importante que isso, engajar e motivar o time na busca pela melhoria contínua;
  3. Criar cultura de mentoria: ao promover isso, cria-se na empresa uma cultura de liderança para a própria equipe. Formar eventuais substitutos pode ser um passo decisivo para eventuais promoções, afinal, a empresa não terá receio de ‘perder o atual gestor ao efetivá-lo’. Ter suporte externo para esse trabalho e metodologias são fundamentais para que a cultura de mentoria seja disseminada da porta para dentro. Preparar a liderança atual para conduzir feedbacks e treinamentos assertivos é uma missão da área de Recursos Humanos e, principalmente, dos próprios líderes.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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