Leão avança na categoria de chás para infusão na região Sul

Leão avança na categoria de chás para infusão na região Sul

Com crescimento de mais de 9% na região Sul, empresa consolida liderança na categoria

A Leão é líder absoluta do segmento de bebidas por infusão e cresce acima da categoria no Brasil com inovações em produtos saudáveis funcionais, versáteis e democráticos para o consumo. Dados exclusivos da Nielsen revelam que, enquanto o setor de chás fechou 2023 com um faturamento de 1,1 bilhão de reais e um crescimento de 4,7% em comparação a 2022, a Leão obteve um desempenho ainda mais robusto, com uma expansão de 7,9%.

No acumulado de 2024, os dados da Nielsen mostram que a categoria de chás tem registrado um desempenho significativo na região Sul do Brasil, com um crescimento de 8,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. A Leão se destaca, crescendo 9,2% e alcançando uma participação de mercado (Share Valor) de 35% na região. Os segmentos de Frutas e Flores lideram esse crescimento, ao lado do tradicional Chá Matte Leão.

Fortalecendo sua presença nos mercados, a empresa não se limita apenas às gôndolas, mas também tem diversificado sua distribuição, incluindo farmácias, lojas de conveniência, e canais de e-commerce, assim como aplicativos de entrega para sua linha de chás secos. Com isso, a Leão encerrou o ano passado com 51,8% de participação de mercado em valor, refletindo um aumento de 1,6 ponto percentual em relação a 2022, além de 66,9% de participação em volume, com uma expansão de 1,2 ponto percentual.

Esse estudo também indica uma mudança significativa no comportamento do consumidor, com uma crescente tendência no consumo de chás em sachês. Em 2023, essas embalagens representaram impressionantes 82% do valor total movimentado pelo consumidor no segmento.

“Estamos observando um crescente interesse dos consumidores por bebidas naturais e saudáveis. Os resultados que estamos alcançando são reflexo do nosso compromisso inabalável com a inovação, que nos permite ampliar continuamente a variedade de sabores. O chá da Leão se destaca como uma opção atrativa e versátil, adequada para diferentes momentos do dia — seja quente ou gelado — e acessível a todas as idades e gostos”, destaca Fabio Moreno, Head Comercial da Leão.

A Leão continua a investir em inovação e na expansão de sua linha de produtos, reafirmando seu compromisso em atender às novas demandas do mercado e conquistando a preferência dos consumidores em todo o Brasil.

Com cerca de 200 mil pontos de venda em todo o Brasil, entre mercados, farmácias e canais de e-commerce, a Leão impulsiona o setor de chás, com foco em saudabilidade, funcionalidade, versatilidade e democratização de consumo.

Inovações mercadológicas

Em maio de 2024, a Leão lançou sua primeira linha de mixologia. São dois sabores: Morango & Hortelã e Pêssego. A nova linha foi pensada com o objetivo de ampliar a versatilidade de consumo de chás, agora com infusões em drinks não alcoólicos e alcoólicos. Os produtos foram concebidos para serem consumidos em coquetéis com gin, vinho espumante, vodka, uísque ou outra opção que consumidor preferir.

Em 2023, a empresa lançou a linha para autocuidado feminino, com quatro infusões específicas para as diferentes fases da vida da mulher: Xô TPM, Ciclo Suave, Mamãe Serena e Cheguei Menopausa. Um diferencial importante do produto é o preço sugerido de R$ 11,99 reais por embalagem, valor menor que a metade da média cobrada por produtos similares voltados ao público feminino no mercado brasileiro, que giram em torno de R$ 30,00.

Já em 2022, foi lançada a linha com adição de vitaminas. São três sabores para infusão em água quente: Laranja & Cenoura, fonte de vitamina C, que promove benefícios para imunidade e saúde ocular; Açaí e Guaraná, fonte de vitamina B, que proporciona foco e energia; e Mel, Gengibre e Cúrcuma, rico em vitaminas C, D e Zinco, que contribui com imunidade e oferece benefícios para a pele.

Um ano antes, em 2021, a linha Leãozinho surgiu como uma alternativa de bebida saudável ao público infantil, com infusões naturais e saborosas, sem adição de açúcar, nem cafeína, nem sódio. Em 2020, foram os Funcionais, com um chá para cada momento do dia – Reequilibra, Relaxa, Recarrega e Reanima; e em 2019 os já consagrados chás para preparo em água gelada.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *