Natal sem dívidas: Como aproveitar as compras de fim de ano para não entrar em 2025 endividado

Natal sem dívidas: Como aproveitar as compras de fim de ano para não entrar em 2025 endividado

Brasileiro está disposto a gastar neste ano, mas é preciso atenção para não entrar no vermelho

Passada a Black Friday, as pessoas agora voltam suas atenções para as compras de fim de ano. Segundo uma pesquisa da PiniOn, solicitada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), quase metade dos brasileiros pretende comprar presentes de Natal, e quase metade irá utilizar a parcela do 13º salário como forma de pagamento.

Para Túlio Matos, sócio fundador da iCred, fintech sergipana que facilita o empréstimo pessoal e consignado, as pessoas só precisam tomar cuidado com uma questão neste embalo de compras nos últimos meses do ano: as dívidas. O último levantamento do Mapa de Inadimplência do Serasa, publicado em setembro, mostra que houve uma queda no número de endividados, com uma queda de 200 mil negativados a menos, porém é importante não descuidar.

A fim de aproveitar promoções, presentear familiares, organizar a ceia e comprar produtos novos, os consumidores tomam decisões, buscam soluções financeiras, muitas vezes burocráticas, e acabam se enrolando financeiramente. “As pessoas não precisam deixar de comprar ou aproveitar o período, basta só ter o controle do seu planejamento e escolher caminhos mais práticos e desburocratizados”, comenta Túlio.

Para ter equilíbrio financeiro, mesmo com os gastos extras de fim de ano, é necessário saber organizar as finanças. Para isso, é recomendado anotar os custos fixos, categorizar as despesas, ter um controle de gastos variáveis e, se possível, guardar parte do 13º salário para o início de 2025. A reserva de emergência pode ajudar com o manejo de imprevistos e outros gastos comuns nesse período.

Outra dica é fazer uso de aplicativos que forneçam um sistema de organização financeira prático, para saber com clareza quanto se pode gastar sem comprometer os objetivos pessoais e entender qual é o melhor caminho para adquirir um produto — se à vista ou parcelado, no débito ou no crédito. Com isso, mesmo que necessite de ajuda financeira, terá tempo hábil de estudar a melhor solução de créditos e empréstimos do mercado, que se tornaram um alívio para os consumidores nos últimos anos.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *