Com aumento de brasileiros negativados, mercado de recuperação de crédito precisa inovar

Com aumento de brasileiros negativados, mercado de recuperação de crédito precisa inovar

Com a alta da inadimplência, instituições financeiras precisam de soluções mais sofisticadas para evitar prejuízos

O número de pessoas negativadas no Brasil ainda é grande. Nesse cenário, diante da demanda crescente, instituições financeiras precisam buscar soluções cada vez mais sofisticadas para recuperar e fidelizar seus clientes, especialmente, em um cenário em que é essencial integrar a realidade da pessoa, com a expectativa financeira – aumentando a eficiência da recuperação de crédito.

Como explica Danilo Coelho, diretor de Produtos, Dados e Novos Negócios da Quod, datatech que transforma dados em inteligência para a tomada de decisão, “para maximizar as chances de sucesso na jornada de recuperação de um crédito inadimplente, é preciso buscar excelência em pelo menos 3 quesitos: hiperpersonalização, tempestividade e forma de contato. Ou seja, não só entender quem é o cliente e ter uma comunicação personalizada, mas, também, entender em qual momento de vida essa pessoa está. Isso porque, fazer o contato no momento certo, no canal certo, mostrando empatia na comunicação e flexibilidade de negociação, é fundamental para a eficácia da estratégia.”

Para ilustrar, uma pesquisa realizada pela IBM mostrou que 78% das instituições financeiras já possuem projetos de inteligência artificial no aceleramento de operações e no relacionamento com clientes. Nesse cenário, o especialista explica que o setor de cobranças não é uma exceção e o investimento indica uma tendência na competição pela principalidade. Com isso, o setor se tornará cada vez mais automatizado, com um uso intensivo de inteligência artificial prevendo uma personalização massiva com base em análises preditivas em que chatbots e assistentes virtuais devem se tornar cada vez mais comuns na interação com clientes, enquanto plataformas de pagamento digital continuarão a evoluir, tornando-se mais seguras e eficientes.

Danilo conclui que “o futuro da tecnologia no setor de recuperação de crédito será marcado por maior automação e uso intensivo de inteligência artificial. Por isso, as companhias precisarão investir cada vez mais nessa inovação disruptiva, garantindo que elas façam parte das suas operações, justamente, para garantir a qualidade contínua dos serviços oferecidos e manter a competitividade no mercado.”

Crédito da foto: Freepik

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *