Britânia amplia reciclagem de eletroeletrônicos com logística reversa

Britânia amplia reciclagem de eletroeletrônicos com logística reversa

A iniciativa visa reciclar toneladas de materiais reforçando o compromisso da empresa com os pilares do ESG

A Britânia, uma das principais marcas do setor de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no Brasil, reforça seu compromisso com a sustentabilidade ao aprimorar seu sistema de logística reversa. Em parceria com a Ambipar, líder global em soluções ambientais, a empresa busca garantir a destinação correta de toneladas de materiais, incluindo eletrônicos, plástico e papel, entre outros.

A iniciativa está alinhada às diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS – Lei 12.305/10) e do Decreto 10.240/2020, promovendo a economia circular e reduzindo o impacto ambiental do descarte inadequado de produtos. A Ambipar será uma das responsáveis pela coleta, armazenamento e processamento seguro dos resíduos, assegurando que esses materiais sejam corretamente reaproveitados ou reciclados, reinserindo-os no processo como matéria-prima para fabricação de novos itens. A Britânia é associada à Abree (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos) e ampliará a reciclagem de produtos e materiais por meio da nova parceria.
Claudia Trancozo, Gerente do setor Jurídico da Britânia e participante do Comitê de ESG da empresa, explica que o consumidor desempenha um papel essencial nesse processo, pois o descarte inadequado de eletroeletrônicos e eletrodomésticos pode resultar na contaminação do solo, da água e do ar, afetando a saúde pública e o meio ambiente. Com a logística reversa, os materiais recicláveis, como metais, plásticos e vidros, podem ser reaproveitados, reduzindo a extração de recursos naturais e minimizando o volume de resíduos enviados a aterros sanitários.

“A parceria com a Ambipar é um avanço fundamental para o compromisso do Grupo Britânia com a sustentabilidade. Com esse trabalho conjunto estamos reforçando o compromisso da empresa com os pilares do ESG. Além disso, garantimos um processo mais eficiente e transparente na destinação correta dos resíduos eletroeletrônicos, e promovemos uma cultura de responsabilidade ambiental entre nossos consumidores”, afirma Claudia.

Processo de logística reversa

A parceria entre Britânia e Ambipar reforça a transparência do processo, com a emissão de certificados de processamento e destinação final dos resíduos. Além disso, a amplificação dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) facilitará a participação ativa dos consumidores na reciclagem de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, fortalecendo a cultura do consumo consciente e sustentável.

 

O material recolhido será armazenado temporariamente em instalações licenciadas e seguras, garantindo a proteção do meio ambiente. Todos os equipamentos passarão por um processo de descaracterização nas plantas da Ambipar, com trituração e separação automatizada dos resíduos. Posteriormente, cada material será encaminhado a parceiros homologados pela companhia, assegurando a destinação final correta e rastreável. Para reforçar a transparência do processo, serão emitidos certificados de processamento e destinação final dos resíduos para a Britânia.

“A parceria entre Ambipar e Britânia fortalece, ainda mais, a logística reversa no País e reafirma nosso compromisso com a gestão total de resíduos, com foco na economia circular, valorizando esses materiais e inserindo-os na cadeia produtiva de forma correta e segura. Com isso, promovemos uma economia de baixo carbono e reduzimos a extração de recursos naturais, contribuindo para um planeta mais sustentável”, destaca Marcelo Oliveira, head da unidade de mineração urbana da Ambipar.

 

Com essa iniciativa, a Britânia segue cumprindo sua responsabilidade socioambiental e incentiva práticas sustentáveis no setor, contribuindo para um futuro mais limpo e equilibrado para todos.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *