Investir em felicidade corporativa aumenta os resultados empresariais

Investir em felicidade corporativa aumenta os resultados empresariais

Criar um ambiente onde os colaboradores se sintam valorizados e motivados é fundamental

Com a busca por profissionais qualificados cada vez mais acirrada, oferecer um bom salário deixou de ser suficiente para atrair e reter talentos. A felicidade no ambiente de trabalho se tornou um diferencial estratégico, com impactos diretos na produtividade, criatividade e resultados financeiros das empresas.

Estudos indicam que colaboradores felizes são mais produtivos. De acordo com a Harvard Business Review, funcionários satisfeitos podem apresentar um aumento de até 30% na produtividade. Em áreas como vendas, esses profissionais podem alcançar resultados 37% superiores. Um ambiente positivo reduz os níveis de estresse, aumentando a satisfação geral e diminuindo a rotatividade de funcionários, o que gera economias significativas em processos de contratação e treinamento.

Para Carla Martins (Foto), vice-presidente do SERAC, hub de soluções corporativas referência nas áreas contábil, jurídica, educacional e de tecnologia,  um dos grandes desafios das organizações é garantir que os colaboradores estejam felizes não apenas pelos ganhos financeiros, mas pelas experiências e valores proporcionados pela empresa. “O que você faz na sua organização para que as pessoas permaneçam nela sem ser pelo salário? A resposta para essa pergunta deve estar no centro do planejamento estratégico de qualquer área de Recursos Humanos”, afirma.

Estratégias que vão além do salário

Para Carla Martins, investir no bem-estar dos colaboradores deve ser parte de uma estratégia corporativa ampla, em que líderes desempenham um papel essencial. “Criar um ambiente que valorize e motive a equipe é essencial. Isso inclui reconhecer conquistas e oferecer condições que promovam o equilíbrio entre vida pessoal e profissional”, avalia.

A vice-presidente do SERAC ressalta que focar na felicidade dos colaboradores não é apenas uma prática de RH, mas uma decisão estratégica. “Empresas que priorizam seus times colhem os benefícios em forma de maior engajamento, redução de custos operacionais e melhores resultados financeiros a longo prazo”, diz.

Carla acredita que um ambiente acolhedor e inspirador cria um ciclo positivo, no qual os colaboradores retribuem com maior dedicação e inovação. “Ao adotar uma abordagem proativa e focada no bem-estar, as empresas não apenas retêm talentos valiosos, mas também criam uma cultura organizacional forte, capaz de enfrentar os desafios de um mercado em constante evolução”, finaliza.

Confira as estratégias sugeridas por Carla Martins para uma empresa investir em felicidade corporativa:

  • Reconhecimento de conquistas: Celebrar o sucesso é essencial. “No SERAC, valorizamos quem alcança metas e faz entregas importantes. Já distribuímos prêmios como viagens, dinheiro e até sorteamos um carro. Essas ações criam um ambiente estimulante e recompensador”, destaca Carla.
  • Promoção do equilíbrio entre vida pessoal e profissional: Flexibilidade no trabalho, como horários adaptáveis, ajudam a atender às necessidades dos colaboradores.
  • Programas de desenvolvimento profissional: Investir em treinamentos, cursos e oportunidades de crescimento demonstra compromisso com o futuro dos funcionários.
  • Benefícios voltados ao bem-estar: Planos de saúde mental, apoio psicológico e iniciativas que promovam a saúde física e emocional são cada vez mais valorizados.
  • Cultura de feedback e comunicação: Ouvir os colaboradores regularmente e implementar melhorias com base no que é compartilhado fortalece o senso de pertencimento.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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