Vagas de jovem aprendiz crescem 94,6% em 2024

Em 2023 foram registradas 2.662 oportunidades disponíveis, passando para 5.180 em 2024
Um levantamento recente do Banco Nacional de Empregos (BNE) revelou que, em 2024, as vagas destinadas a jovens aprendizes apresentaram um crescimento de 94,6% em comparação com 2023. Enquanto que, no ano anterior, foram registradas 2.662 oportunidades, em 2024 o número de vagas aumentou para 5.180, apontando que existiram novas possibilidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho, se tornando economicamente ativos.
Os estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Ceará e Goiás lideram as ofertas de oportunidades em 2024. Já em 2023, os estados com maiores números de vagas foram São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e Santa Catarina.
Em ambos os anos, os setores que se destacaram com maior demanda por vagas foram administração, comércio, educação, informática e recursos humanos.
Para José Tortato, CIO do BNE, contar com jovens na força de trabalho é uma grande vantagem para as empresas, especialmente pela facilidade que esse público demonstra ao lidar com novas tecnologias e pelo seu potencial criativo.“Os jovens representam o futuro das equipes. Precisamos criar oportunidades para sua entrada no mercado de trabalho e prepará-los para assumir responsabilidades, garantindo que tenham as condições necessárias para liderar grandes projetos”, destacou.