Curitiba recebe especialistas para debater inovação urbana

Curitiba recebe especialistas para debater inovação urbana

Professor avalia os avanços e os desafios da capital paranaense

Curitiba realiza neste mês mais uma edição do Smart City, considerado o maior evento de cidades inteligentes das Américas. O encontro de especialistas em inovação na gestão urbana será entre os dias 25 e 27 de março, na Ligga Arena, no bairro Água Verde.

Com o tema “Transformando Cidades: Construindo Felicidade”, o Smart City 2025 vai reunir especialistas globais, líderes e empresas para discutir soluções que impactam o mundo. As principais ações que levaram Curitiba a conquistar o título de “cidade inteligente” estarão na pauta.

Pesquisador em Negócios Digitais e SmartCities, o professor de Planejamento Estratégico e Gestão Ágil do UniCuritiba, Sérgio Czajkowski Júnior, diz que Curitiba teve dois grandes momentos de desenvolvimento urbano: o primeiro nos anos 70 e o segundo, nos 90.

“No passado, a cidade investiu em projetos inovadores nas áreas de mobilidade urbana e sustentabilidade. Hoje, no entanto, enfrenta desafios agravados pelo elevado e desordenado crescimento populacional, que acabou por inflar diferentes áreas da região metropolitana”, analisa.

Reconhecida mundialmente, desde os anos 70-80, por seu sistema de transporte público eficiente, pioneirismo na implementação das perimetrais e incremento das áreas verdes, Curitiba se vê diante do desafio de se reinventar.

Ancorado nos resultados que vêm sendo obtidos em seu pós-doutorado, Sérgio Czajkowski Jr diz que a capital do Paraná, no momento, enfrenta desafios como a ampliação dos programas de segurança pública, o enfrentamento da violência urbana e a necessidade de se fortalecer em quesitos como infraestrutura e saneamento básico.

De acordo com o professor Sergio, mesmo diante dos problemas, “a cidade mantém um ritmo de desenvolvimento bem interessante, mas precisa organizar sua expansão criando políticas públicas para que o ônus dessa ‘explosão’ populacional não coloque em risco as conquistas obtidas nas últimas décadas”.

Ainda que os desafios existam – e que muitos deles sejam globais -, o professor do UniCuritiba destaca ações implementadas na cidade de forma inteligente e sensata. Entre os exemplos, cita os investimentos em cultura, inovação e fomento às startups.

O mestre em Gestão Urbana e doutor em Administração frisa que “as startups reúnem pessoas com alto capital intelectual e são muito menos poluentes do que as grandes indústrias. Dessa forma, Curitiba gera produtos digitais de alto valor agregado sem o ônus que até então se tinha, por conta dos resíduos sólidos provenientes da produção industrial”.

O caminho, aponta o professor, é o fomento de políticas públicas de longo prazo que apostem em iniciativas disruptivas, como as startups, e em outras ações centradas na inovação e no desenvolvimento otimizado e sustentável das cidades.

Para quem deseja se especializar na área, o UniCuritiba oferece o curso de pós-graduação em Cidades Inteligentes. Os detalhes estão disponíveis no site https://pos.unicuritiba.com.br/curso/cidades-inteligentes.

Recentemente, a instituição também lançou o Titans Lab, programa potencializador de startups fundadas por estudantes universitários. A iniciativa faz parte de um projeto nacional com aporte inicial de R$ 3 milhões para cinco estados do país, incluindo o Paraná, onde o investimento deverá ser feito em, pelo menos, cinco startups criadas pelos estudantes do UniCuritiba.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *