Gastronomix incentiva descarte correto de óleo de cozinha em parceria com Grupo Potencial

Gastronomix incentiva descarte correto de óleo de cozinha em parceria com Grupo Potencial

Ação do Projeto Usibem promove sustentabilidade ao coletar óleo utilizado durante o festival gastronômico para convertê-lo em biodiesel

A vigésima edição do Gastronomix 2025, evento integrante do calendário do Festival de Curitiba, ocorrerá no próximo fim de semana (entre 28 e 30 de março), e traz uma novidade sustentável para o público e os restaurantes participantes: em parceria com o Grupo Potencial, referência na produção de biocombustíveis, o evento promoverá a coleta de óleo de cozinha usado para o descarte correto do insumo, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente.

A ação faz parte do projeto Usibem, uma iniciativa do Grupo Potencial que já impactou eventos como a Maratona de Curitiba e a Meia de Curitiba, e que agora estreia no universo da gastronomia. A proposta é conscientizar os participantes sobre a importância da destinação adequada do óleo, evitando a contaminação da água e transformando esse resíduo em uma fonte sustentável de energia.

Como incentivo, aqueles que levarem óleo usado poderão receber um kit de talheres ecológicos (quantidade limitada).

Impacto ambiental e social

“O descarte inadequado de um único litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água. Nossa missão é garantir que esse resíduo tenha a destinação correta, reduzindo impactos ambientais e fomentando a produção de biodiesel”, explica Elielton Matias, supervisor de engenharia do Grupo Potencial.

Além da preservação dos recursos hídricos, o projeto também desempenha um papel educativo, conscientizando a população sobre práticas sustentáveis e fontes renováveis de energia. “Nos últimos seis anos, conseguimos dar a destinação correta a 30 milhões de litros de óleo usado, evitando a contaminação de até 750 bilhões de litros de água potável. Esse número reflete o impacto positivo da iniciativa”, destaca Matias.

Após a coleta no Gastronomix, o óleo passará por um rigoroso processo de purificação e será transformado em biodiesel, um combustível sustentável e menos poluente.

Como doar o óleo de cozinha usado?

  1. Armazene o óleo utilizado no preparo das refeições em uma garrafa PET transparente, limpa e seca.
  2. Não misture o óleo com outros líquidos ou resíduos.
  3. Feche bem a garrafa, de preferência com fita adesiva.
  4. Leve a garrafa ao ponto de coleta durante o Gastronomix e contribua para um futuro mais sustentável.

Gastronomix 2025

O evento, que acontece na Universidade Positivo, reúne grandes nomes da gastronomia nacional, oferecendo um cardápio variado, música instrumental, drinks, recreação, espaço pet e feirinha de produtos regionais.

Firme na proposta de unir lazer e responsabilidade social, a edição 2025 segue apostando na gastronomia sustentável e em fornecedores locais, como também na Feirinha Mix, com produtos variados. São disponibilizadas somente louças de porcelana e talheres de Inox reutilizáveis para minimizar os impactos ambientais e, também, sistema de compostagem e reciclagem, bem como a coleta de óleo utilizado em sua cozinha.

O Gastronomix é apresentado por Britânia, Seara Gourmet, Universidade Positivo, Grupo Potencial e Agitaí. Tem patrocínio de Grupo Electra e Servopa Volkswagen. A cerveja oficial é a Therezópolis. Realização: Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil União e Reconstrução.

Crédito da foto: Virginia Benevenuto

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *