Valmet alcança melhor posição no CDP Climate pelo segundo ano consecutivo

Valmet alcança melhor posição no CDP Climate pelo segundo ano consecutivo

Multinacional finlandesa figura na “A List” da organização internacional Carbon Disclosure Program

A Valmet, um dos principais players de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia, foi novamente reconhecida por suas estratégias e ações para mitigar as mudanças climáticas. A empresa recebeu a pontuação A e manteve sua posição de liderança na divulgação do CDP Climate pelo segundo ano consecutivo. A avaliação da organização internacional leva em conta a transparência da empresa em relação à sua estratégia, metas, governança, gerenciamento de riscos e oportunidades, além das iniciativas adotadas para reduzir os impactos climáticos no último ano.

A inclusão na Lista Climática A do CDP reflete o compromisso da Valmet com a sustentabilidade em toda a cadeia de valor. “Acreditamos que a tecnologia e a colaboração desempenham um papel fundamental na mitigação das mudanças climáticas. Junto com nossos fornecedores e clientes, continuaremos impulsionando a transição da indústria para um futuro circular e de baixo carbono”, afirma a vice-presidente de Sustentabilidade da Valmet, Reetta Loponen.

A multinacional investe continuamente em eficiência energética para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em suas operações. Entre as iniciativas, destacam-se a aquisição de eletricidade sem carbono na Finlândia e na Suécia desde 2023 e o cumprimento, sete anos antes do previsto, da meta de viabilizar uma produção 100% neutra em carbono para seus clientes de celulose, papel e energia. Na cadeia de suprimentos, a Valmet envolveu mais de 270 fornecedores com maior impacto ambiental para adotar práticas sustentáveis.

Desde 2019, reduziu em 10% o consumo de energia em tecnologias para celulose, papel, papelão e tissue, contribuindo para cortes significativos nas emissões de CO2 ao longo da vida útil das operações. As soluções da Valmet promovem uma produção mais eficiente e sustentável, com fontes de energia livres de combustíveis fósseis e o uso de materiais  renováveis ou reciclados. Atualmente, as fábricas de celulose que utilizam suas tecnologias são autossuficientes em bioenergia. Além disso, sua linha de caldeiras de biomassa permite a geração de energia e calor livres de fósseis.

Em 2024, a Valmet também foi reconhecida com a medalha de ouro na avaliação de sustentabilidade da EcoVadis e recebeu o prêmio Supply Chain ESG Pioneer no European Chamber Sustainable Business Awards, na China.

Iniciativas na América do Sul

Na América do Sul, a unidade de Araucária (PR) adota soluções de eficiência energética, incluindo geração de energia por painéis solares, além da entrada da empresa no mercado livre de energia, garantindo um  consumo 100% neutro em emissões de CO2. Até o final de 2025, a companhia pretende alcançar a neutralidade de emissões em suas unidades de Sorocaba, Belo Horizonte e Joinville.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *