Vulcabras supera recordes e registra “novo” melhor ano da história

Vulcabras supera recordes e registra “novo” melhor ano da história

Inovação e tecnologia no desenvolvimento de produtos combinado com marcas fortes e um modelo de negócios verticalizado construíram o caminho para  o crescimento

A Vulcabras (VULC3) atingiu um novo patamar em 2024, com crescimento contínuo trimestre após trimestre. No acumulado do ano, a companhia registrou faturamento de R$ 3,5 bilhões, crescimento de 9,2% na comparação com 2023. O EBITDA recorrente atingiu R$ 675,6 milhões no ano, um crescimento de 5,5% em relação ao ano anterior. A margem Ebitda recorrente foi de 22,2%, enquanto o lucro líquido recorrente foi de R$ 544,1 milhões, um crescimento de 11,1%, com margem líquida recorrente de 17,8%, um avanço de 0,4 pontos percentuais em relação a 2023.

O canal de e-commerce seguiu em forte crescimento, com alta de 55% no ano, saltando de R$ 279,8 milhões em 2023 para R$ 433,7 milhões em 2024, passando a representar 14,2% da receita líquida total.

Um  quarto trimestre de faturamento histórico

A Vulcabras apresentou crescimento de 14,7% no seu faturamento, atingindo a marca histórica de mais de R$ 1 bilhão de vendas em um único trimestre. O período representa o 18º trimestre de crescimento contínuo, e reflete a força das marcas e a estratégia de expansão do portfólio de produtos voltados para a alta performance, impulsionando o aumento do ticket médio.

Receita Operacional Líquida (ROL) alcançou R$ 905,7 milhões no 4T24, aumento de 14,5% em relação ao 4T23. O Lucro Bruto atingiu R$ 376,9 milhões no trimestre, incremento de 11,7% na comparação com o mesmo período de 2023. O EBITDA recorrente somou R$ 192,2 milhões no trimestre, crescimento de 8,2% na comparação com o 4T23.  O Lucro Líquido Recorrente registrou R$ 169,2 milhões no 4T24, aumento de 16,9% em relação ao resultado do 4T23, com Margem Líquida Recorrente de 18,7%, sendo 0,4 p.p. superior ao 4T23.

O e-commerce seguiu em forte crescimento, com alta de 50,1% na receita alcançando 15,7% de participação sobre a receita líquida total. Mesmo sem adotar estratégias comerciais agressivas, o canal registrou resultados positivos e fortaleceu a experiência de compra das marcas, oferecendo maior complementariedade do mix de produtos e uma estratégia focada em aprimorar a jornada do consumidor.

“Os nossos resultados são frutos dos investimentos contínuos em inovação e tecnologia, que nos permitem oferecer um amplo portfólio de produtos de maior valor agregado, com destaque para a alta performance, tornando-a acessível para diversos perfis de consumidor”, afirma Pedro Bartelle, CEO da Vulcabras.

Divisão de calçados cresce

Olympikus foi a marca mais utilizada pelos corredores do app Strava no Brasil pelo segundo ano consecutivo, confirmando sua forte conexão com a comunidade de corrida e o seu compromisso com a democratização do esporte de alta performance. A marca manteve sua trajetória de crescimento, apoiada no aumento do ticket médio e na expansão da já consagrada Família Corre. O período foi marcado pelo lançamento do Corre 4 e pela expansão do portfólio com os novos Corre Grafeno 3, Corre Max e Corre Trilha 2, que tiveram rápida aceitação no mercado e impulsionaram as vendas.

Mizuno seguiu sua estratégia de expansão e consolidação nos segmentos de alta performance e lifestyle esportivo. No segmento de corrida, a marca fortaleceu sua linha com o lançamento dos super tênis Rebellion Pro 3 e Pro Low, ampliando sua oferta para corredores que buscam máximo desempenho e inovação. A Mizuno também expandiu sua atuação em canais especializados de lifestyle esportivo e casual, fortalecendo sua conexão com a cultura urbana no Brasil. No futebol, a marca ampliou seu portfólio com a chuteira Regente, primeiro modelo totalmente desenvolvido e produzido pela Vulcabras.

Under Armour avançou no segmento de treino e lifestyle esportivo, consolidando sua presença no Brasil com a expansão das lojas próprias no formato outlet, que passaram de quatro para seis unidades, sendo duas inauguradas no 4º trimestre de 2024. No treino, a marca ampliou sua atuação além do crossfit, conquistando um público cada vez maior nas academias, com destaque para a linha TriBase Cross e Reps, desenvolvida pela Vulcabras para o consumidor brasileiro. No lifestyle esportivo, registrou um crescimento expressivo, impulsionado pelos modelos Quicker, Wing e Slight, que combinam tecnologia e design para consumidores que buscam conforto e estilo no dia a dia.

Retorno aos acionistas e alocação de capital

A Vulcabras segue firme em seu compromisso com a maximização do retorno aos acionistas e a gestão eficiente de capital. Em linha com essa estratégia e mantendo o compromisso firmado ao longo de 2024, a Companhia anuncia mais um fluxo de pagamentos mensais de dividendos, no valor R$ 0,125 por ação, nos meses de maio, junho e julho de 2025. Se anualizarmos o compromisso de dividendos mensais e considerando uma ação no valor aproximado R$ 16,00, a empresa apresenta hoje um dividend-yield aproximadamente de 9,4%.

A Companhia também recomprou 650,8 mil de ações ao longo do 4T24, totalizando o volume de 3.107,0 mil ações em tesouraria, 1,13% do total de ações em circulação. Esse programa de recompra de ações é uma estratégia que visa a otimização do capital e o aumento do valor para os acionistas, além de demonstrar a confiança da Companhia em seu desempenho futuro.

“Encerramos 2024 com um portfólio consolidado, níveis de estoques saudáveis e vendas tracionadas pelo sell-out, mostrando a grande aceitação das nossas marcas e novas linhas de produtos. A combinação de inovação contínua, expansão de portfólio e eficiência operacional garante um posicionamento sólido para 2025, permitindo que a Vulcabras siga avançando de forma sustentável e rentável”, finaliza Pedro Bartelle.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *