Garrafas PET viram sistema de flutuação em barcos

Garrafas PET viram sistema de flutuação em barcos

Na contramão do plástico descartado,  fábrica de barcos no interior do Paraná transforma 3 toneladas de garrafas PET por ano em flutuadores

Enquanto o plástico segue sendo um dos maiores vilões ambientais do planeta, com uma produção anual que já ultrapassa 460 milhões de toneladas, e apenas 9% desse total sendo reciclado, segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), uma empresa do interior do Paraná decidiu dar um destino bem diferente para milhares de garrafas PET que iriam parar no lixo, ou pior: nos rios e mares. A Fluvimar, fábrica de embarcações, é pioneira no uso de garrafas PET como sistema de flutuação dos barcos, uma solução sustentável que já faz parte da rotina da empresa há mais de duas décadas.

“Antes do ESG virar moda, a gente já olhava para o meio ambiente com responsabilidade. O uso das PETs veio lá atrás, como uma alternativa eficiente, econômica e ambientalmente correta. Hoje, a gente utiliza cerca de 3 toneladas por ano de garrafas PET só para a flutuação das embarcações”, explica Raquel Oliveira, CEO da Fluvimar.

O sistema é simples e inteligente: as garrafas recicladas são armazenadas dentro de compartimentos estanques nos cascos dos barcos, garantindo estabilidade, segurança e, claro, evitando que toneladas de plástico sejam descartadas de forma inadequada.

“A PET cria uma câmara de ar superleve e resistente. Não fura, não vaza e ainda ajuda a reduzir o uso de isopor, que é muito mais agressivo ao meio ambiente.”

As garrafas PET reaproveitadas servem como sustentação de vários tipos de embarcações e estruturas flutuantes. “Essas garrafas formam a base de flutuação de vários modelos que a gente fabrica, desde plataformas e decks sobre a água até barcos de pesca, embarcações de transporte em rios, balsas menores e até flutuadores laterais de barcos de apoio”, explica.

Água da chuva

Além das PETs, a empresa também adotou outra prática sustentável que chama atenção: a captação de água da chuva. Toda a água utilizada para lavar os barracões, testar os barcos e fazer a limpeza final das embarcações vem de reservatórios próprios. “É mais uma forma de reduzir o impacto ambiental e fazer a nossa parte”, comenta.

A preocupação com práticas ESG tem se tornado cada vez mais estratégica, inclusive para o setor náutico, e a preocupação com a sustentabilidade tem ganhado destaque entre os consumidores brasileiros. Pesquisa realizada pela EY em 2024 revelou que 60% dos brasileiros consideram a compra e o comportamento sustentável como princípios de vida, e 73% estão mudando para alternativas sustentáveis nos produtos que adquirem.

“Hoje, o cliente quer mais do que um barco bonito ou robusto. Ele quer saber qual é a história por trás, como ele foi feito, qual o impacto que aquela compra está gerando. Esse olhar ambiental faz diferença, e pra nós isso sempre foi natural”, reforça.

Com embarcações que vão de barcos de pequenos porte e pontoons para até 29 pessoas, a Fluvimar alia design, resistência e sustentabilidade. “Essa é uma combinação que tem feito a marca se destacar não apenas nos rios e lagos do Brasil, mas também como um exemplo de indústria que navega em direção ao futuro, com responsabilidade ambiental a bordo”, conclui.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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