Na Argentina, CNC e líderes empresariais do Mercosul debatem desafios do bloco econômico

José Roberto Tadros, reforça importância do livre comércio e da integração regional durante reunião do Conselho de Câmaras de Comércio do Mercosul
O Conselho de Câmaras de Comércio do Mercosul (CCCM) realizou nesta quarta-feira (09), uma reunião com representantes empresariais dos países-membros do Mercosul e do Chile para discutir os rumos da integração regional e as oportunidades de fortalecimento econômico por meio do comércio internacional. O encontro, promovido pela Câmara Argentina de Comércio e Serviços (CAC), em Buenos Aires, reuniu autoridades do setor privado, incluindo o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros.
Durante o painel Atualidade e Perspectivas para o Mercosul: A Visão do Setor Empresarial, lideranças do Brasil, Uruguai, Paraguai e Chile destacaram a importância da cooperação regional para o enfrentamento de desafios globais e reforçaram a necessidade de avanço no Acordo de Livre Comércio entre Mercosul e União Europeia.
Em sua fala, o presidente José Roberto Tadros reiterou o compromisso do setor empresarial brasileiro com a integração regional, ressaltando que o acordo Mercosul-UE é um marco por seu equilíbrio entre os pilares econômico, social e ambiental e que representa uma oportunidade histórica de acesso a um mercado estratégico, com benefícios diretos para empresas de todos os portes.
Saiba mais: CNC saúda conclusão do acordo histórico entre o Mercosul e a União Europeia
O encontro reforçou o papel do Conselho de Câmaras de Comércio do Mercosul (CCCM), criado em 1992, como instância permanente de articulação entre as entidades empresariais da região. O Conselho tem como objetivo promover iniciativas conjuntas para o desenvolvimento do comércio e serviços no âmbito do Tratado de Assunção.