Collabs impulsionam faturamento e abrem caminho para experiências de marca mais criativas

Collabs impulsionam faturamento e abrem caminho para experiências de marca mais criativas

Collabs são prova de que, quando há sinergia entre as marcas, o potencial de impacto é enorme

As colaborações entre marcas, conhecidas como collabs, têm se consolidado como estratégias eficazes para impulsionar vendas, ampliar o alcance de mercado e fortalecer o posicionamento das empresas. De empresas consolidadas no varejo até negócios em expansão, os resultados mostram que unir forças pode ser uma aposta certeira.

Foi o que aconteceu com a SOFT Ice Cream, rede de sorvetes artesanais em modelo expresso, que viu sua collab com o Moka Clube para o Dia Mundial do Café bater R$ 98 mil em faturamento. Sozinha, a parceria respondeu por 34,2% da receita arrecadada no período e 30,2% das unidades vendidas. A colaboração se destacou por unir sabores exclusivos e experiências sensoriais, evidenciando o potencial das collabs em gerar resultados expressivos.

“A collab com o Moka Clube foi muito além do produto. Criamos uma experiência nova, mostrando como o café e o sorvete podem se complementar de maneira surpreendente”, conta Matheus Krauze, sócio fundador da SOFT.

O cardápio de edição limitada, que contou com seis produtos, ficou disponível por suas semanas nas 14 unidades da rede espalhadas pelo Brasil.

E esse movimento não é só local. Marcas grande estão surfando na onda também. No setor da beleza, a farmacêutica Carmed lançou uma linha de hidratantes labiais em parceria com a Fini. A collab foi um sucesso imediato, alcançando R$ 40 milhões em vendas em apenas 20 dias, superando a meta anual prevista para a linha.

Já no varejo, a parceria entre Magazine Luiza e AliExpress permitiu que ambas as plataformas disponibilizassem produtos uma da outra, ampliando a diversidade de ofertas para os consumidores. No dia do anúncio da parceria, as ações do Magalu subiram 12%, indicando a confiança do mercado na estratégia de collab como motor de crescimento.

Esses exemplos demonstram que collabs bem planejadas e executadas podem resultar em aumentos significativos no faturamento e nas vendas, além de fortalecer o posicionamento das marcas no mercado. Ao unir forças, as empresas conseguem oferecer produtos inovadores, atingir novos públicos e criar experiências únicas para os consumidores. “Quando há sinergia de propósito entre as marcas, o potencial de impacto é enorme”, completa Krauze.

Crédito da foto: AnnaTyemi

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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