Fábrica da Via Araucária tem capacidade para produção de placas de sinalização em 40 minutos

Fábrica da Via Araucária tem capacidade para produção de placas de sinalização em 40 minutos

Estrutura funciona em Irati e produz, em média, 50 unidades por dia para todo o trecho de concessão

A Via Araucária, concessionária que administra 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais do lote 1, investiu em uma fábrica própria para a produção de todos os tipos de placas de sinalização. A estrutura funciona em Irati, na região central do estado, junto à base de conservação da concessionária. Cerca de 13 mil placas estão espalhadas por todo o trecho de concessão.

A demanda de produção da fábrica se adequa à necessidade de campo e, como o trabalho é feito no formato de linha de produção, a performance varia de acordo com a complexidade das placas requeridas. Placas em formato padrão (como de limite de velocidade, por exemplo) são produzidas em 40 minutos, enquanto placas com características especiais (como placas aéreas com grandes dimensões acima de 6 metros quadrados) precisam de mais tempo e podem levar até oito horas para ficarem prontas. Considerando a manutenção das rodovias do trecho, a equipe tem capacidade para fabricar, em média, entre 50 e 60 placas por dia.

Além da equipe dedicada exclusivamente à produção das placas e à instalação dos dispositivos nas rodovias, a concessionária também tem especialistas que fazem estudos diariamente sobre os trechos e o tipo de sinalização que precisa ser implementado. O gerente de conservação da Via Araucária, José Pereira, explica que a sinalização vertical é essencial para a engenharia de tráfego e a segurança dos motoristas. Os danos causados nas placas, seja por colisões, vandalismo ou outros fatores, comprometem diretamente a segurança nas rodovias. Por isso, a capacidade de reposição rápida é fundamental. “Soluções inovadoras e ágeis, como o uso de tecnologias no processo de fabricação e a manutenção da sinalização, aumentam ainda mais a eficácia desses elementos de segurança viária, o que ajuda a evitar acidentes e melhora a eficiência operacional”, afirma Pereira.

No processo para fabricação de placas os principais materiais utilizados são:

Película retrorrefletiva
Chapa em aço, ACM ou fibra de vidro
Quadros metálicos para estruturação da placa, parafusos e cantoneiras

Os materiais utilizados no processo de fabricação são feitos para durar no mínimo 10 anos. Mas, ocorrências como vandalismo e acidentes provocam danos na sinalização e, por isso, as manutenções são frequentes.

Agilidade garante mais segurança

Desde que a fábrica foi implementada, no primeiro semestre de 2024, mais de 11 mil placas de diversos modelos e tamanhos já foram produzidas pela equipe da Via Araucária.

A fabricação própria e a possibilidade de rápida reposição de placas e elementos de sinalização contribuem significativamente para a redução dos riscos de acidentes. Além da proteção dos usuários das rodovias, a iniciativa promove uma cultura de segurança que beneficia toda a comunidade.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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