Maior cooperativa de energia elétrica do Brasil fecha balanço com crescimento de 20%

Projeção para 2025 é crescer 40%
No balanço do primeiro semestre do ano a paranaense Cogecom, primeira cooperativa de energia elétrica do Brasil, confirmou crescimento de 20% nesse período e pretende crescer outros 20% até o final do ano. Em 2024 a cooperativa fechou o período com 80% de evolução em seu desempenho de mercado sobre o ano anterior. A marca tem hoje perto de 60 mil cooperados em sua carteira.
O gerente comercial Jean Rafael Fontes explica que “a Cogecom opera no mercado a partir do excedente de energia produzido pelas suas usinas parceiras e compartilha esses créditos de produção com os cooperados gerando uma economia em suas faturas e isso tem alcançado resultados muito positivos”. A cooperativa está presente em oito estados do país.
De acordo com Fontes, a perspectiva de crescer 40% em 2025 é muito consciente. Para ele, apesar dos números positivos, o setor de geração distribuída enfrenta muitos desafios. “Eu vejo que 2025 será um ano de consolidação para a Cogecom, que já é a maior empresa de geração distribuída do mercado. Nosso objetivo é reforçar essa liderança, não apenas em termos de tamanho, mas também em qualidade e excelência no atendimento”, afirmou o executivo.
Sobre 2024 ele comenta que foi um ano muito positivo. “Com o crescimento de 80% praticamente dobramos o nosso tamanho mais uma vez. Foi novamente um ano de muito crescimento, mas também de muitos desafios. A geração distribuída ainda carece do desenvolvimento das concessionárias para que possamos alcançar uma escalabilidade mais saudável. Dependemos bastante das concessionárias para operar de maneira eficiente. À medida que crescemos, percebemos que o crescimento das concessionárias não acompanha o nosso, seja em termos tecnológicos, de processos ou de informatização. Isso acaba gerando dificuldades no dia a dia”, diz.