Paraná Banco acelera transformação digital com Microsoft Dynamics 365 e Power Platform

Paraná Banco acelera transformação digital com Microsoft Dynamics 365 e Power Platform

Instituição financeira reduziu custos em R$ 1 milhão

Enfrentando desafios operacionais e altos custos, o Paraná Banco encontrou na tecnologia da Microsoft a chave para transformar sua estratégia de relacionamento com o cliente. Com a adoção do Microsoft Dynamics 365 e do Power Platform, a instituição financeira reduziu custos em R$ 1 milhão, aumentou a produtividade em 25% e aumentou a interação dos clientes com suas comunicações e serviços em 55%, garantindo comunicações mais assertivas e operações mais eficientes.

Fundado em 1979 e com mais de 1,2 milhão de clientes, o Paraná Banco buscava uma solução flexível e escalável para superar limitações da plataforma anterior, que exigia suporte externo e contratos de longo prazo. A colaboração estratégica com a Microsoft e a Bizapp permitiu a implementação de uma estrutura tecnológica robusta, com automação de processos, integração com o WhatsApp e uso de IA para personalização das jornadas de comunicação.

A nova abordagem permitiu consolidar 300 campanhas em apenas três macro jornadas: aquisição, fidelização e retenção, otimizando recursos e melhorando a experiência do cliente. “Antes, nossos clientes recebiam uma enxurrada de mensagens desconectadas. Agora, temos uma comunicação fluida e organizada, o que melhorou significativamente a experiência do cliente”, afirma Marcelo Martins de Paula, diretor de Clientes do Paraná Banco.

Além da automação com o Power Automate, o banco adotou o Microsoft Fabric e o Microsoft Power BI para análise de dados em tempo real, permitindo decisões mais estratégicas e interações mais relevantes. ““Com o Dynamics 365, conseguimos mudar nossa mentalidade de campanhas isoladas para jornadas contínuas. Antes, dependíamos do time de engenharia de dados para operar o sistema. Agora, nossos próprios analistas de negócio conseguem criar e gerenciar as jornadas””, destaca Victor Muraro Gonçalez de Brito, coordenador de CRM do Paraná Banco.

A colaboração também fortaleceu a infraestrutura digital da instituição, que hoje opera integralmente na nuvem do Microsoft Azure e utiliza soluções como o Microsoft 365 e o Copilot. Com foco em inovação contínua, o Paraná Banco planeja expandir o uso de inteligência artificial e modelos preditivos para aprimorar ainda mais a experiência do cliente e fortalecer sua posição no mercado financeiro.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *