Quando incluir dependente na declaração de Imposto de Renda

IR2014Nem sempre declarar dependente no Imposto de Renda pode ser interessante financeiramente. O motivo é que o valor total da renda dos dependentes pode não ser compensado pelos abatimentos previstos em lei. Desta maneira, o contribuinte acabará pagando mais ou tendo uma restituição menor do que se declarasse sozinho. Para evitar contratempos, o melhor a fazer é simular todas as situações antes de realizar a declaração definitiva, alerta  Cezar Augusto Cordeiro Machado, advogado com atuação em Direito Tributário da Sociedade de Advogados Alceu Machado, Sperb & Bonat Cordeiro. Confira os casos em que pode não ser vantajoso declarar o dependente:

– Cônjuges: podem fazer a declaração em conjunto ou separado. Se optarem para fazer em conjunto, os rendimentos serão somados. Se o cônjuge que entrar como dependente tiver renda inferior ao do declarante, é provável que a melhor opção seja declarar separado. Quem ganha menos pode se encaixar numa alíquota menor ou ficar abaixo do limite de isenção. Já a declaração em conjunto, com o aumento da renda total, pode elevar o valor do imposto cobrado. No caso do cônjuge dependente que não trabalha, mas possui alguma renda como a de aluguéis, por exemplo, é preciso avaliar o valor da renda para verificar se será interessante fazer a declaração em conjunto ou separada.

– Pais, avós ou bisavós: podem ser declarados como dependentes desde que tenham registrado rendimentos de até R$ 20.529, em 2013. Se a renda for tributável, é possível que não seja vantagem para o contribuinte declarar esse dependente.

– Filho de casal divorciado: é necessário avaliar vários fatores. Primeiro, que todos os gastos como despesas médicas e instrução devem constar na decisão judicial ou no acordo. As despesas com educação têm limite de abatimento de R$ 3.230,46. Os demais valores estipulados na sentença judicial – tais como aluguéis, condomínio, transporte e previdência privada – não são dedutíveis. Já a pensão alimentícia paga ao filho pode ser abatida integralmente pelo pai, independentemente do valor. Nesse caso, o pai não pode colocar o filho como dependente, exceto no ano em que se inicia o pagamento da pensão. Por isso será necessário fazer a simulação da declaração para saber se será vantajoso declará-lo em conjunto ou se vale a pena o filho fazer a própria declaração.  Para isso, basta ele ter CPF próprio.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *