Eficiência e formato lista de produtos avançam em buscas pagas

Mudanças nas plataformas de busca (principalmente o Google) e nas estratégias dos anunciantes provocaram alterações significativas no mercado de busca paga em campanhas de marketing digital (links patrocinados) em 2016. As principais foram a prevalência da busca paga em dispositivos móveis (registrada ao longo de todo o ano), o aumento da eficiência de campanhas com links patrocinados (ou seja, a geração de maior tráfego a um custo menor) e a ascensão do formato “Shopping Ads”, ou listas de produtos com link direto para compra no display principal do Google.
É o que mostra o relatório “Paid Search Trends” do 4º Tri da iProspect, agência de marketing digital full performance presente em 52 países. O estudo é organizado nos EUA e baseado no rastreamento de mais de 176 mil campanhas online ativas em vários Países, referentes a 1.300 contas do Google AdWords. Segundo o presidente da iProspect Brasil, Rodrigo Turra, “as marcas estão registrando cada vez mais retorno de estratégias segmentadas de audiência que as campanhas digitais permitem. Eles estão também priorizando a busca paga em dispositivos móveis, onde a maior parte das buscas agora ocorre. Cresce também a sofisticação na mensuração de resultados, permitindo um entendimento mais completo e efetivo das vantagens de uma abordagem ‘mobile-first’”.
De acordo com o relatório, campanhas de busca paga em 2016 entregaram grande crescimento (considerando a comparação ano a ano) e maior eficiência, com expansão de dois dígitos em impressões (19%) e clicks (15%), além de um decréscimo geral de 5% no custo por click (CPC). Essas mudanças refletem tanto a mudança do anunciante, que visa desenvolver campanhas cada vez mais dirigidas e assertivas, como mudanças nos formatos de anúncios em pesquisas no Google, como o Expanded Text Ads que proporcionou mais espaço aos anunciantes.
‘Shopping Ads’, também conhecido como Google PLA (Product Listing Ads), também apresentaram grande crescimento. Em dezembro de 2016, no período entre o dia de “Ação de Graças” e o “Cyber Monday”, os “Shopping Ads” tiveram um crescimento de 55% de tráfego e de 9% em vendas. Considerando-se o desempenho anual, o crescimento foi de 76% em impressões e de 44% em tráfego.
“Certamente, esta é uma área de atenção em 2017, até porque o Google continua a desenvolver formatos mais visuais de apresentação de produtos para compra em buscas. No entanto, esperamos mais competição nesta área com a Amazon utilizando mais este formato. Esse formato é importante, pois tende a engajar mais cedo o consumidor para a marca em sua jornada de compra”, explica Rodrigo Turra.
Como foi reportado em relatórios anteriores, a busca paga móvel continuou a crescer em 2016, fechando o primeiro ano em que os clicks oriundos de dispositivos móveis superaram os oriundos de desktops. 52% dos clicks tiveram origem mobile em 2016, sendo que as impressões e clicks mobiles tiveram um crescimento anual de, respectivamente, 57% e 79%. “Mais do que uma tendência, a busca paga móvel já é uma realidade e as empresas precisam incorporar isso a suas estratégias digitais o mais breve possível”, finaliza o presidente da iProspect.








