Top Sorriso lança modelo de franquias para ampliar atendimento odontológico no Paraná

TOPSORRISOReferência em atendimento odontológico em Ponta Grossa-PR e região dos Campos Gerais, a clínica Top Sorriso decidiu ampliar suas fronteiras e acaba de lançar um novo modelo de franquia no Brasil. A Top Sorriso Franchising estreia nesse mercado de franchising já como um case de sucesso. No ano passado, a clínica de Ponta Grossa faturou R$ 11,5 milhões e atingiu a marca de 25 mil pacientes atendidos.Segundo o odontólogo Murilo Postiglioni Neme, CEO da Top Sorriso, o sucesso da marca foi construído pelo modelo de atendimento e de tratamento oferecido aos pacientes da clínica. “Não tratamos dos dentes dos pacientes; promovemos a saúde bucal dos nossos pacientes, começando pela prevenção e indo até as mais modernas e complexas técnicas cirúrgicas reabilitadoras. Aqui, o paciente encontra em um só lugar atendimento completo e integrado. Ele não precisa andar de consultório em consultório, carregando exames embaixo do braço, para recuperar o seu sorriso e sua saúde bucal”, explica.

Neme garante que é o modelo de atendimento que assegura o sucesso do negócio. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número ideal de dentistas no mundo é de um profissional para cada 1.400 habitantes. No Brasil, existe um dentista para cada 800 habitantes. “Com essa proporção de profissionais, deveríamos liderar o ranking mundial de saúde bucal. Mas, infelizmente, não é isso o que acontece, pois o modelo e o padrão de atendimento oferecido à população ainda não é de qualidade na maioria dos casos, especialmente no sistema público de saúde”, analisa o dentista.

O Brasil possui cerca de 250 mil dentistas em atividade e é referência internacional no uso de modernas técnicas de tratamento. Mesmo assim, o país ainda possui elevado índice de doenças bucais porque a cultura brasileira é curativa e não preventiva. O paciente só vai ao dentista quando tem algum problema, quando sente dor. Além da questão cultural, o atendimento odontológico de qualidade é inacessível financeiramente para boa parte da população do país, que não tem condições de arcar com um tratamento completo e integrado.

“Essa já era a realidade do Brasil há sete anos, quando iniciamos os trabalhos da Top Sorriso em Ponta Grossa. Por isso, nosso modelo de atendimento está baseado na prevenção e garantimos aos nossos pacientes o acesso pleno a todos os tratamentos oferecidos pela clínica. Ninguém que entra na nossa clínica para realizar um diagnóstico deixa de realizar o tratamento por falta de dinheiro. Isso não faz parte da nossa cultura”, assegura Neme.

Com essa visão, a Top Sorriso fechou o ano de 2013 com um faturamento de R$ 11,5 milhões e atingiu a marca de 25 mil pacientes atendidos em sete anos de atividades. “Já contabilizamos mais de um milhão de procedimentos odontológicos realizados, o que nos garante a expertise necessária para agora ampliar nosso atendimento para outras cidades do Paraná e outros estados brasileiros”, destaca o CEO da empresa.

Para ampliar suas fronteiras, Neme abriu o capital da empresa e lançou um novo modelo de franquia. “Com a entrada de novos investidores nasceu a Top Sorriso Franchising, uma nova empresa, com o nível de profissionalização exigido pelo mercado brasileiro de franquias. Temos um modelo de gestão e atendimento padronizado para garantir o mesmo sucesso aos nossos franqueados, que podem ser profissionais da Odontologia ou mesmo investidores de outras áreas que buscam negócios com boa rentabilidade”, explica.

A estratégia de crescimento da Top Sorriso é baseada na experiência obtida nos últimos anos quando os profissionais perceberam que é possível praticar uma odontologia moderna, de alta performance e com um custo acessível. Por isso, para que a expansão aconteça de forma sustentada, os investidores apostam em um crescimento orgânico por regiões. A franqueadora assume a responsabilidade de transferir o know-how de como o franqueado deverá operar sua unidade de negócio e prestar o apoio necessário para que este possa manter o padrão.

Conforme Neme, a Top Sorriso encontrou no sistema de franquias a melhor forma para expandir o modelo de negócio construído e testado por quase uma década. “Esse sistema contribui para que o atendimento ao paciente, o conceito de negócio, os processos de gestão e o modelo comercial sejam padronizados e bem sucedidos em diferentes mercados, garantindo a todos um crescimento sustentado e acelerado. Afinal, que outra marca no mercado brasileiro de Odontologia atingiu a marca de R$ 11 milhões em faturamento anual, com uma única unidade, e com o padrão de excelência da Top Sorriso?”, pergunta o CEO da empresa.

Com investimento inicial de R$ 500 mil por parte do franqueado, a franqueadora oferece todo o suporte para a implantação e manutenção das novas clínicas. O retorno financeiro é previsto para um período de 24 a 36 meses. “O faturamento médio é de R$ 200 mil por mês após a consolidação da carteira de clientes. Para tanto, a franqueadora assume a responsabilidade de treinar todos os franqueados para que a excelência dos serviços seja mantida e oferecer a todos os franqueados os serviços de diagnóstico, que são parte do segredo do nosso sucesso de atendimento”, assegura Neme.

A estratégia mercadológica da Top Sorriso Franchising é a de iniciar sua expansão pelo estado do Paraná, que é um mercado com grande demanda de serviços odontológicos e onde a marca já é reconhecida pela qualidade do atendimento e resultados garantidos aos seus pacientes. Cidades como Guarapuava, Telêmaco Borba, Jaguariaíva e Castro estão entre os primeiros alvos da marca. “Nós já temos muitos pacientes dessas cidades. Por isso, queremos fazer com que eles não precisem se deslocar de cidade e tenham o serviço mais perto das suas casas. Assim levaremos a excelência da Top Sorriso até eles”, justifica Neme.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

3 comentários sobre “Top Sorriso lança modelo de franquias para ampliar atendimento odontológico no Paraná

  1. Top Sorriso de Ponta Grossa Paraná é a pior empresa do ramo. Não recomendo para ninguém, é pura enganação. Atendimento péssimo. Se preocupam de cobrar depois que você paga (e muito caro por sinal) aí eles te atendem como querem e quando querem.
    Já faz um ano que paguei um tratamento e não nunca tem horário para terminar, e agora nem telefone atendem mais. NÃO CAIAM NESSA.

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