Social Business transforma empresas

Em momentos de crise é preciso se reinventar, ainda mais quando tratamos de experiência do consumidor nas redes sociais. As maiores (e melhores) operações de Social do Brasil já estão na nova era do relacionamento, tratando o social como business, responsável por atrais mais vendas e aumentar satisfação. A Sprinklr, mais completa empresa de social software do mundo, conversou com líderes de mercado como Spotify, Airbnb, Bradesco, Sky, Peixe Urbano e Twitter para entender o que estão fazendo para se sobressair nessa área e as informações que descobriu, compilou no paper Como o social está transformando as empresas brasileiras, que já disponível para download.

Veja alguns dos casos de sucesso das principais operações de digital do Brasil, que procuram inspirar ações de relacionamento profundas entre grandes companhias e seus consumidores.

Durante grandes acontecimentos do mundo do entretenimento, que abarcam públicos de diversas idades e preferências, é comum as redes sociais fervilharem de menções sobre aquele assunto. O Rock In Rio 2015 é um exemplo disso, ao ter em torno de 2 milhões de menções em redes sociais durante as duas semanas em que ocorreu, segundo estudo realizado com a ferramenta do Scup.

A Sky Brasil é um exemplo de empresa que utilizou uma estratégia completa para unir ações online e offline e, assim, conseguir excelentes resultados para inspirar outras empresas em suas ações para o Rock In Rio 2015. A empresa teve um crescimento de 10% da base de fãs e seguidores em apenas um mês e 10 mil fotos e vídeo feitos pelo público usando a hashtag #SKYrocks. “Um evento deste tamanho apresenta muitas possibilidades para as marcas e permite que elas se apropriem de diferentes territórios”, diz Douglas Costa, Gerente de Marketing Digital da Sky Brasil.

A Coca-Cola é outra companhia que soube aproveitar um acontecimento de ordem mundial para se sobressair com sua presença nas mídias sociais. Realizou ações de real time marketing com uma equipe alocada para produzir conteúdo específico. O urso polar, símbolo da marca, narrava suas aventuras por um país tropical nas redes sociais.

Este tipo de ação é tão importante, que empresas como o Airbnb, maior comunidade de hospedagem alternativa do mundo, já estão colocando em prática as atividades de social media para as Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016, justamente para atingir quem procura antecipadamente hospedagem na cidade que sediará o evento. “Durante os jogos de 2016, trabalharemos com conteúdo de oportunidade, educacional e, principalmente, conteúdo direcionado para quem está vivendo a experiência – como dicas ultra locais, de segurança”, diz Samuel Soares, Gerente de Marketing da Airbnb.

Essa publicação, lançada para o mercado, revela detalhes sobre os desafios que os profissionais de marketing enfrentam atualmente e para onde o mercado se encaminha. “Estamos em contato direto com as principais operações de social do Brasil e do mundo e presenciamos de forma clara o amadurecimento das estratégias digitais, passando do Social pelo Social para o Social Business, com objetivos totalmente atrelados às metas das companhias. É essa transformação que estamos discutindo nesse paper”, explica Gustavo Zaiantchick, VP Sales & Services da Sprinklr LATAM.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *