Ceagesp e a sua importância para o abastecimento

Albano Schmidt.

Mais de mil carretas repletas de frutas, verduras, legumes, peixes e flores chegam todos os dias. Numa rotina intensa, são rapidamente descarregadas, separadas e seus itens negociados ali mesmo. Fracionados, lotam outras oito mil carretas que passam a transportar produtos variados, dinâmica que abastece os mercados e supermercados de diferentes destinos na grande São Paulo e em cidades próximas. Essa é a rotina do Ceasa de São Paulo, o Ceagesp, maior entreposto de hortifrutis do país, que possui mais de 700 mil metros quadrados de área construída e por onde circulam diariamente toneladas de alimentos e milhares de pessoas.

Recentemente, estive lá e me surpreendi. Foi minha primeira visita ao Ceagesp e, por mais que tivessem me contado, viver essa experiência foi um aprendizado. No início do dia, parecia o caos. Era impossível imaginar que em poucas horas estaria tudo organizado; mas estava.

É impressionante pensar a respeito da logística que é fazer aquilo tudo funcionar. A quantidade de produtos que se negocia ali é absurdamente grande e difícil imaginar a complexidade logística que envolve este processo, mas tudo acontece com rapidez e objetividade. Eles criaram ali um mundo à parte – ágil, controlado, que gera reflexos e é exemplo para os outros Ceasas espalhados por todo o Brasil.

Caminhando pelos corredores do Ceagesp, percebi as soluções DaColheita conquistando cada vez mais espaço entre as cargas de uva, mamão, manga, romã, carambola, goiaba, etc. Conversei com alguns profissionais e recebi bons feedbacks daqueles que experimentaram os diferenciais do transporte e da conservação dos produtos em nossas embalagens de EPS (isopor®). Eles compartilharam conosco o diferencial que é ter uma fruta vistosa por mais tempo, o que agrega valor, e até sugestões para melhorar nosso produto. Além disso, a satisfação de saber que é um produto 100% reciclável e a Termotécnica realiza a logística reversa.

A Termotécnica quer crescer e evoluir no segmento do agronegócio, levar ainda mais conservadoras em EPS para o Ceagesp e para os Ceasas de todo o país. Queremos conquistar novos clientes, baseados também na proposta do Save Food, entidade ligada à ONU, Organização das Nações Unidas, que somos signatários na luta em todo o mundo contra o desperdício de alimentos.

Visitar espaços como este, conhecer e compartilhar experiências, nos torna cada vez mais aptos a desenvolver soluções em EPS, eficientes para o agronegócio.

O artigo foi escrito por Albano Schmidt, que é presidente da Termotécnica/DaColheita.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 52 anos na área de jornalismo, sendo 50 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Há 25 anos é professora titular do curso de Jornalismo da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 19 anos de blog, mais de 50 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 21 prêmios, com destaque para Embrapa Floresta (Menção Honrosa em 2025); VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *