De vendedor de coxinha a empresário de sucesso

De vendedor de coxinha a empresário de sucesso

“Todo fracasso tem um lado bom”. Esse é um dos ensinamentos da obra Kintsugi – O poder de dar a volta por cima (Editora Citadel, 208 páginas, R$ 42,90), que o empresário e palestrante Edgar Ueda (foto), lança nesta quinta-feira (4), às 19h30, na Livrarias Curitiba do ParkShopping Barigui em Curitiba. A entrada é franca.

Segundo o autor, diferente do que pode parecer, as falhas não devem ser vistas de modo negativo, mas sim como uma grande oportunidade de aprendizado. E ele fala com a experiência de quem aos 17 anos adquiriu o primeiro negócio, acumulou certo patrimônio ao viver no Japão por dois anos e, aos 21, voltou ao Brasil para multiplicar o capital, mas retornou à estaca zero; tendo de voltar ao país do sol nascente a fim de pagar as dívidas e reiniciar um novo sonho. Foi assim que ele aprendeu com as derrotas e desenvolveu algo fundamental para o seu crescimento: a resiliência.

Profissional de sucesso no do segmento imobiliário, Edgar Ueda vem de uma família humilde e foi no Japão – onde viveu por nove anos – que conheceu a filosofia do Kintsugi, uma técnica artesanal nipônica de reparação de cerâmicas quebradas que utiliza pó de ouro, tornando a peça ainda mais valiosa. Segundo ele, esse método, passado de geração em geração, é também uma forma de aperfeiçoar o espírito promovendo mudanças significativas na vida e na forma de realizar os negócios.

Valorizar o aprendizado

No país do sol nascente, o desgaste do objeto é muito valorizado, pois demonstra utilidade. Os reparos representam história, experiência e serventia. Uma cerâmica perfeita não é considerada única, já que pode ser facilmente comprada. No entanto, um vaso restaurado se mostra único, pois nenhum outro terá os mesmos defeitos e consertos. Para ele, as cicatrizes são tão marcantes para a nação asiática que são reverenciadas por todas as suas facetas, sejam elas trágicas ou gloriosas. Hiroshima, Kobe e Fukushima provam isso.

E foi observando os conceitos do Kintsugi, valorizando as cicatrizes e dando um novo significado a elas, que o antigo vendedor de coxinhas deu a volta por cima, concretizou sonhos, tem auxiliado no crescimento de centenas de pessoas e acredita que pode fazer muito mais. Isso porque, inspirado na técnica japonesa, ele criou seu modelo próprio de TurnAround (termo comum no mundo dos negócios que significa mudança de rumo ou ressignificação), tornando-se ele mesmo um exemplo de sucesso do método: a empresa do ramo imobiliário liderada por Ueda já está presente em nove estados e 40 cidades brasileiras, tem R$ 708 milhões em lançamentos e R$ 2,4 bilhões em contratos.

Com este método, baseado no Kintsugi, o autor saiu da zona de conforto, mudou a forma de pensar, identificou comportamentos limitantes, corrigiu-os e aprimorou competências para melhorar suas condições de evoluir.

De forma prática, também deixou de “remoer” os acontecimentos vividos. Aceita as situações sem se rebelar, analisa o próprio comportamento, busca soluções para minimizar os efeitos de possíveis falhas e evita erros passados. “A crença de que tinha de acontecer me dá a tranquilidade para agir de modo positivo e assertivo”, explica Ueda.

Em Kintsugi – O poder de dar a volta por cima – publicação que já está no quarto lugar dos mais vendidos, segundo o ranking do site PublishNews -, Ueda compartilha sua experiência de vida e ensina minuciosamente como colocar em prática os pilares do TurnAroundbaseado na filosofia oriental: expansão de mentalidade, mudança comportamental e acúmulo de competências.

“A filosofia do Kintsugi é o que dá sentido e nos ajuda a promover o TurnAround em nossa vida, sem medo de nos machucarmos durante a jornada rumo ao sucesso, porque sabemos que isso só vai nos valorizar ainda mais. É a partir dessa certeza e desse exemplo de contemplação da beleza da luta pelos nossos sonhos que nos colocaremos definitivamente no caminho da vitória”, declara.

Indicado para todos aqueles que desejam tirar os sonhos do papel, melhorar a vida profissional e ressignificar a existência, o livro tem introdução do especialista em inovação, empreendedorismo, startups, e diretor da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Fernando Seabra; e prefácio do empresário e escritor carioca Ricardo Bellino, fundador da Escola da Vida e antigo sócio de Donald Trump.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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