You are here
Home > Finanças > Tecnologia auxilia profissionais autônomos na busca por clientes

Tecnologia auxilia profissionais autônomos na busca por clientes

Impulsionados pela crise, cada vez mais brasileiros trabalham de forma autônoma para aumentar a renda mensal. Em 2017, o trabalho sem carteira assinada superou pela primeira vez o emprego formal, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Porém, muitos profissionais autônomos sentem dificuldade em atingir o público. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, 31% dos empreendedores acreditam que encontrar clientes é um dos principais desafios de atuar “por conta própria”. É nesse contexto que aplicativos como GetNinjas, maior plataforma de contratação de serviços do Brasil, e Singu, que conecta clientes a profissionais de beleza e bem-estar para serviços delivery, auxiliam no crescimento de novos negócios.

“Muitas vezes o trabalho informal surge como uma alternativa à crise financeira”, diz Eduardo L’Hotellier, CEO do GetNinjas. “Nesse cenário, muitas vezes, o profissional autônomo pode não saber se posicionar nesse novo mercado e, consequentemente, conseguir e fidelizar clientes. O GetNinjas ajuda a conectar o prestador de serviço ao consumidor final, alinhado por localização, urgência, necessidade e valores.”

Pelo aplicativo do GetNinjas, o profissional encontra um leque maior de oportunidades diariamente e recebe avaliações feitas pelos clientes, para que novas pessoas possam analisar o perfil. Mesmo cadastrado, o autônomo ainda mantém seu horário flexível e a possibilidade de determinar um preço. “Encontro pessoas que eu tenho certeza que não me achariam se eu não estivesse cadastrada na plataforma e isso vem aumentando a demanda de serviços”, diz Eliane Franco, costureira que atende pelo GetNinjas.

A flexibilidade de fazer o próprio horário de atendimento e o acesso a milhares de clientes foram algumas das vantagens percebidas pela massagista e manicure Fabiana Ramalho, que atende pelo aplicativo Singu, há 10 meses. Ela trabalhou em salões de beleza há anos, mas estava infeliz pelo salário e jornada de trabalho. “Hoje, abro o aplicativo e já tenho acesso a dezenas de clientes, tripliquei a minha renda sem ter feito nenhuma divulgação, ganho cerca de cinco mil reais mensais e tenho flexibilidade nos horários”, conta.

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top