Mercado imobiliário começa a reagir, mas é fundamental que as imobiliárias busquem novas estratégias de marketing e tecnologia para atender o novo perfil de consumidores

O mercado imobiliário dá sinais de reação. Só no primeiro semestre, o número de imóveis novos vendidos em Curitiba cresceu 48%, segundo dados da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná. A expectativa é de que este crescimento continue no segundo semestre e fique ainda maior em 2019.
Mas as empresas do setor devem se preparar para atender o novo perfil de compradores de imóveis, que hoje interagem de forma totalmente diferente de alguns anos atrás e usam a internet para obter informações, comprar, comparar e se relacionar. Atualmente, o consumidor ganha tempo e comodidade pesquisando na internet itens como o futuro imóvel para morar ou investir, modelos de imóveis digitais decorados, conteúdos sobre a região do empreendimento, taxas de juros dos financiamentos, preço e as avaliações de clientes da construtora, de locatários ou da imobiliária, tudo isso sem sair de casa.
A internet, principalmente na plataforma mobile, facilita a vida do consumidor nessa jornada, oferecendo praticidade e mais eficiência com informações personalizadas. Neste sentido, é essencial que as empresas invistam em tecnologias e no treinamento de corretores visando o melhor atendimento aos futuros clientes que possam ser gerados, principalmente pelas campanhas de marketing digital.
As mídias sociais permitem aos profissionais do setor imobiliário um alto nível de segmentação do seu público-alvo, aumentando a relevância para o consumidor e, consequentemente, a melhoria dos resultados de suas ações. No entanto, o caminho do sucesso para as empresas desse mercado é sem dúvida alguma o equilíbrio e a combinação certa das estratégias disponibilizadas, buscando sempre integrar as ações tradicionais com as novas ferramentas que, hoje, estão facilmente acessíveis.
E, como um exemplo das novas tecnologias disponíveis para o mercado imobiliário está a ferramenta Stand 4D de Realidade Virtual. Por meio deste programa que recria virtualmente uma residência, o interessado se insere nos cômodos com a ajuda de óculos de realidade virtual. Caso queira, é possível mudar a decoração ou o projeto da moradia. Desse modo, a empresa não precisa marcar inúmeras visitas de interessados aos imóveis. Além disso, os consultores conseguem fazer um atendimento mais eficiente e rápido, já que não é necessário ficar explicando cada detalhe da moradia.








