You are here
Home > Negócios > Paraná fecha acordo de cooperação com Valência em projeto europeu

Paraná fecha acordo de cooperação com Valência em projeto europeu

O Paraná estabeleceu um acordo com Valência, na Espanha, a fim de criar um canal de integração e um ambiente propício para o desenvolvimento da tecnologia da informação e comunicação (TIC). Um termo de cooperação foi assinado entre a Agência Paraná de Desenvolvimento, a Assespro – Paraná (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação – Paraná) e o IVACE (Instituto Valenciano de Competitividade Empresarial), durante uma cerimônia realizada nesta segunda-feira, dia 13, no Palácio das Araucárias.

O Estado foi selecionado em um projeto de Cooperação Urbana Internacional da União Europeia com a América Latina e o Caribe, que objetiva identificar e destacar as vantagens competitivas de cada região e mobilizar as partes interessadas e os recursos regionais em torno de uma visão voltada para a excelência e para o futuro. Quem será a intermediadora dos conhecimentos para a região do Paraná será a Comunidade Valenciana através do IVACE.

No Paraná, o projeto contempla as seguintes dimensões: a vertical; sendo a transformação digital, a indústria agroalimentar e as cidades inteligentes; e a horizontal que são as estratégias para o desenvolvimento da economia baseada em tecnologia e que seguem as localidades dos arranjos produtivos de software no Paraná. São eles: Curitiba, Londrina, Maringá, APL Iguaçu com cidades polo como Foz do Iguaçu, Cascavel, Marechal Candido Rondon, Medianeira e Sudoeste. Há também a dimensão transversal, que se trata da cooperação universitária.

Com o acordo, será viabilizada a vinda de um bolsista da União Europeia, que trabalhará como intermediário da implantação do projeto. “Este bolsista nos auxiliará nas conexões com comunidade de Valencia, formalizando acordos e executando ações que garantam o desenvolvimento tecnológico do Estado”, afirmou Izoulet Cortes Filho, diretor de projetos e negócios internacionais da Assespro-PR e consultor do SEBRAE na Governança estadual de T.I.C.

Segundo ele, este projeto caracteriza-se com a porta de entrada do Brasil na União Europeia, visto que este será um laboratório vivo que auxiliará no desenvolvimento tecnológico do Estado a curto, médio e longo prazo.

“Existe a articulação do ambiente espanhol pelo Instituto Valenciano de Competividade Empresarial com a Rede de Parques Científicos e Tecnológicos Europeia, da qual também são co-fundadores. Isto se configura em um forte canal de entrada e conexão para o Estado com a Europa e alinha-se ao discurso do atual governo do Estado que é Paraná Inovador e o da governança estadual de TIC com o horizonte 2035”, complementa Izoulet.

Um mapa de oportunidades já foi criado e um dos primeiros setores paranaenses a serem trabalhados será o do agronegócio, com o desenvolvimento da visão computacional na citricultura.

O projeto utilizará a metodologia RIS3 – Estratégias de Pesquisa e Inovação para a Especialização Inteligente. Bastante utilizada nas políticas de desenvolvimento regional da União Europeia, a metodologia reúne ferramentas importantes que se baseiam em conhecimento e inovação para promover mudanças estruturais de economias regionais.

Estiveram presentes na cerimônia: Aldo Nelson Bona – Secretário Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Adriano Krzyuy – Presidente da Assespro-PR; Luiz Márcio Spinosa – diretor da Fundação Araucária; Valdemar Bernardo Jorge da Secretaria Estadual do Planejamento e Coordenação Geral; José Eduardo Bekin e Jean Carlos Alberini – da Agência Paraná de Desenvolvimento. Participaram também do evento uma delegação do Ministério do Desenvolvimento Regional, dos governos da Paraíba, Pernambuco e Distrito Federal, além de representantes do governo da Suécia.

Estes representantes e uma comitiva de Valência seguem durante a semana em Curitiba, participando de eventos e debatendo assuntos como sistema de plantio direto, cidades sustentáveis e bioenergia. Também está programada uma visita ao Parque Tecnológico Itaipu nesta quinta-feira (16).

Avatar
Mirian Gasparin
Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 44 anos na área de jornalismo, sendo 42 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 11 anos de blog, mais de 20 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 18 prêmios, com destaque para Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.
https://www.miriangasparin.com.br

Deixe uma resposta

Top